TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PEDICULOSE PUBIANA ("Chato")

Artigos Científicos: PEDICULOSE PUBIANA ("Chato"). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  1.133 Palavras (5 Páginas)  •  1.576 Visualizações

Página 1 de 5

O que é?

Parasitose conhecida há séculos, a pediculose do púbis é causada pelo Phthirus pubis, um piolho pubiano. Doença muito contagiosa é transmitida através do contato sexual, mas pode ser veiculadas por meio de vestuário, roupas de cama e toalhas contaminadas.

Os humanos são os únicos hospedeiros deste parasita.

Biologia

Os piolhos pubianos são insetos parasitas que passam toda a vida nos pelos do hospedeiro alimentando-se exclusivamente de sangue de quatro a cinco vezes por dia. O ciclo de vida do ovo ao adulto varia de 22 a 27 dias. Os ovos eclodem, produzindo seu primeiro estágio ninfa que após três mudas evolui para ninfa 1, ninfa 2 e subsequentemente para fêmea ou macho adultos. O período de incubação do ovo varia de sete a oito dias, enquanto o resto do ciclo é finalizado com o desenvolvimento dos estágios ninfas. A vida média de uma fêmea adulta é de 17 dias, e a de um macho adulto, de 22 dias.

Teoria evolucionaria de sua origem

Recentes descobertas no campo da genética indicam que o piolho do púbis está relacionado com os piolhos endêmicos dos gorilas, Pthirus gorillae. Estes terão sido disseminados através de ancestrais dos gorilas para os primeiros hominídeos há cerca de 2 milhões de anos

Manifestações clínicas

Os sintomas surgem de uma a duas semanas após a infestação ou em menor tempo, se o paciente já apresentou infestação prévia pelo piolho. Coceira intensa nos locais afetados é a principal queixa do paciente.

O piolho adulto e as lêndeas são encontrados agarrados aos pêlos pubianos e também nas regiões pilosas do abdômen inferior, coxas e nádegas. O piolho pubiano é muito pequeno e, ao exame, o que se percebe é pequenos pontos pretos aderidos à base dos pêlos, bem junto à pele.

Ocasionalmente, o piolho adulto pode ser encontrado nas axilas, pálpebras e supercílios. Lesões de urticária, bolhas e manchas azuladas podem ocorrer após as picadas dos piolhos.

Pthirus púbis - parasitos adultos.

Como fica a região afetada.

Tratamento

O tratamento da pediculose pubiana consiste no uso de medicamentos específicos para o extermínio dos parasitas nas áreas afetadas, em duas aplicações, com intervalo de sete dias entre uma e outra. A aplicação deve incluir, além da região pubiana, as áreas pilosas próximas (coxas, abdômen, nádegas). E além de fazer a depilação dos pêlos dessas áreas e também das axilas o parceiro sexual deve adotar o mesmo procedimento

Existe também um tratamento com medicação via oral, sob a forma de comprimidos, que também deve ser repetido após uma semana. Em alguns casos, podem-se associar os tratamentos oral e local. O tratamento mais indicado para cada caso deve ser definido pelo dermatologista.

Complicações, como reações alérgicas, infecção purulenta da pele, dermatite e impetigo podem ocorrer, mas tais manifestações são raras.

TRICOMONÍASE

Doença infecto-contagiosa do sistema gênito-urinário do homem e da mulher. No homem causa uma uretrite de manifestações em geral (ardor com ou sem prurido uretral e secreção brancacenta, amarelada ou amarelo esverdeado), podendo, eventualmente ser ausentes em alguns e muito intensas em outros. É uma das principais causas de vaginite, vulvovaginite e cervicite (infecção do colo do útero) da mulher adulta podendo, porém, cursar com pouca ou nenhuma manifestação clínica. Quando presente manifesta-se na mulher como um corrimento vaginal amarelo esverdeado ou acinzentado, espumoso e com forte odor característico. Não é incomum também ocorrer irritação na região genital bem como sintomas miccionais que podem simular uma cistite (dor ao urinar e micções frequentes).

A maioria dos homens não apresentam sintomas, e quando existem consiste em uma irritação na ponta do pênis.

A foto ilustra os sintomas da tricomoníase na mulher. Podemos observar o corrimento e o prurido vaginal causados por esta. Ele tem mau cheiro, pode ser amarelo esverdeado e provoca coceira nos órgãos sexuais.

Conceito e agente etiológico

É uma infecção causada pelo Trichomonas vaginalis (protozoário flagelado), tendo como reservatório o órgão genital feminino e a uretra. Sua principal forma de transmissão é a sexual. Pode permanecer assintomática no homem e, na mulher, principalmente após a menopausa. Na mulher, pode acometer a vulva, a uretra e a cérvice uterina, causando cervicovaginite.

Trichomonas vaginalis: protozoário responsável pela tricomoníase.

Transmissão

Na relação sexual, principalmente, a mulher pode ser infectada tanto por parceiros do sexo masculino quanto do sexo feminino, sendo contato genital. No homem por parceiras do sexo feminino. É importante considerar aqui que mesmo a pessoa portadora da doença, mas sem sintomas, pode transmitir a infecção.

Como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com