TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CHATO(Pediculose)

Tese: CHATO(Pediculose). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  Tese  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 2

CHATO

Chato (Pthirus pubis) é o parasita que causa pediculose pubiana ou ftiríase e habita os pelos da região pubiana principalmente, mas pode ainda ser encontrado nas coxas, baixo tórax, axilas e até na barba e no couro cabeludo.

Assim como o piolho do cabelo, o chato aloja-se na base dos pelos, onde deposita seus ovos.

CAUSAS

Os piolhos pubianos são transmitidos exclusivamente pela contaminação inter-humana. Na verdade, o homem pode ser infectado direta ou indiretamente. A transmissão direta ocorre por contato direto entre os humanos, principalmente entre os indivíduos sexualmente ativos. A relação sexual com uma pessoa infectada é muito freqüente.

Os piolhos podem mais raramente, serem transmitidos indiretamente pelo contato de roupas, toalhas, lençóis e outros itens contaminados.

Ao contrário de outros piolhos, uma boa higiene, e o uso do preservativo não protegem contra o piolho. O contato próximo com pessoas ou objetos contaminados, é suficiente para uma pessoa se infectar

Sintomas

Os sintomas dessa doença sexualmente transmissível (DST) têm início de uma a duas semanas após o contato com o parasita. A principal queixa é a coceira forte e permanente. É associada com vermelhidão e inchaço da pele. Os sintomas se manifestam principalmente na região pubiana, e mais raramente no ânus, tórax, axilas barba e sobrancelhas.

Diagnóstico

O diagnóstico pode ser feito pela observação dos piolhos e das lêndeas na base dos pelos e da presença de parasitas na pele da região afetada.

A única forma de evitar a pediculose pubiana é impedir o contato com os piolhos e a fixação das lêndeas.

Tratamento

Lembre-se que os piolhos pubianos são parasitas. O uso de antibióticos é logicamente desnecessário, exceto em casos de complicações infecciosas causadas por bactérias.

Os medicamentos usados para a combater a escabiose devem ser aplicados nas áreas afetadas (púbis, coxas, tronco, axilas, etc.) duas vezes seguidas e depois de sete dias novamente. A aplicação deve ser feita localmente e repetida entre sete e dez dias depois, para combater os ovos que ainda não haviam eclodido.

O objetivo da primeira aplicação é eliminar os insetos adultos; o da segunda é acabar com aqueles que ainda não haviam eclodido na primeira aplicação.

Recomendações

A primeira forma de “lutar” contra os piolhos é a prevenção

- Evite as relações íntimas com pessoas suspeitas de terem piolhos;

- Use somente suas próprias toalhas;

* Troque de roupas diariamente. Faça o mesmo com a roupa de cama e de banho todos os dias;

* Lave as roupas em água quente ou mande lavá-las a seco se não puderem ser imersas em água;

Se você for infectada por piolhos:

Evite coçar para evitar ferimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com