TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Chato

Trabalho Escolar: Trabalho Chato. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2014  •  1.136 Palavras (5 Páginas)  •  1.077 Visualizações

Página 1 de 5

PERGUNTA 1

Estoque em uma empresa pode ser definido como o conjunto de materiais ou produtos acumulados para utilização posterior com o objetivo de permitir o atendimento regular das necessidades dos usuários para a continuidade da empresa, uma vez que, seria muito difícil prever a demando com exatidão.

Cada organização, de acordo com o seu ramo de atividade, deve manter um equilíbrio na quantidade de estoque a ser disponibilizada. Um estoque maior do que a empresa precisa acarreta em mais custo agregado ao valor do produto. Por outro lado, a possibilidade de converter estoque em dinheiro no curto prazo melhora o fluxo de caixa e o retorno sobre o investimento.

O Gerente de Comercial da empresa PraTerra, especializada na venda de produtos agrícolas, procura manter na empresa um grande estoque para não ter problemas em atender aos pedidos dos clientes maximizando, desta forma, o atendimento.

Questionado por seu Diretor sobre o alto volume de produtos mantidos em estoque o Gerente afirmou: “mercadoria estocada no armazém é dinheiro no bolso”.

Pode-se afirmar que o Gerente utilizou uma das características do senso comum que se refere:

a.

À solução de problemas imediatos e espontaneidade.

b.

À linguagem vaga.

c.

Ao caráter utilitarista.

d.

À subjetividade e baixo poder de crítica.

e.

Ao desconhecimento dos limites de validade.

0,2 pontos

PERGUNTA 2

Leia o texto de Marconi e Lakatos (1992, p. 13) e assinale a alternativa correta:

“Desde a Antiguidade, até aos nossos dias, um camponês, mesmo iletrado e/ou desprovido de outros conhecimentos, sabe o momento certo da semeadura, a época da colheita, a necessidade da utilização de adubos, as providências a serem tomadas para a defesa das plantações de ervas daninhas e pragas e o tipo de solo adequado para as diferentes culturas. Tem também conhecimento de que o cultivo do mesmo tipo, todos os anos, no mesmo local, exaure o solo. Já no período feudal, o sistema de cultivo era em faixas: duas cultivadas e uma terceira em repouso, alternando-as de ano para ano, nunca cultivando a mesma planta, dois anos seguidos, numa única faixa. O início da Revolução agrícola não se prende ao aparecimento, no século XVIII, de melhores arados, enxadas e outros tipos de maquinaria, mas à introdução, na segunda metade do século XVII, da cultura do nabo e do trevo, pois seu plantio evitava o desperdício de se deixar a terra em pousio: seu cultivo “revitalizava” o solo, permitindo o uso constante. Hoje, a agricultura utiliza-se de sementes selecionadas, de adubos químicos, de defensivos contra as pragas e tenta-se, até, o controle biológico dos insetos daninhos”.

LAKATOS, E.M.; MARCONI, M.A. Metodologia científica. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1992.

O texto contempla dois exemplos: o senso comum e o conhecimento científico.

Trata-se de um exemplo de senso comum, conhecimento transmitido de geração para geração por meio da repetição (imitação e experiência pessoal). Esse saber não contempla o conhecimento sobre a composição do solo, as causas do desenvolvimento das plantas, da natureza das pragas, do ciclo reprodutivo dos insetos etc.

O texto contempla o conhecimento científico, transmitido por intermédio de procedimentos científicos. Esse saber contempla o conhecimento sobre a composição do solo, as causas do desenvolvimento das plantas, da natureza das pragas, do ciclo reprodutivo dos insetos etc.

O que diferencia as duas modalidades de conhecimento presentes na afirmação é a verdade. Apenas o senso comum é objetivo e, nesse sentido, aproxima-se da verdade.

Ao ser observado por um cientista e uma pessoa comum, o mesmo fenômeno pode ser explicado de forma distinta, todavia, apenas o senso comum alcança o status científico.

a.

a) As afirmações II, III e IV estão corretas.

b.

a) As afirmações II, III e V estão corretas.

c.

a) Todas as afirmações estão corretas.

d.

a) As afirmações I,II, III e V estão corretas.

e.

a) As afirmações I,II e III estão corretas.

0,2 pontos

PERGUNTA 3

De acordo com a afirmação de Bachelard (1972, s.n. ) é incorreto afirmar:

“A linguagem científica é, por princípio, uma neo-linguagem. Para ser entendido na cidade científica, é preciso falar cientificamente a linguagem científica, traduzindo os termos da linguagem comum em linguagem científica.”

BACHELAR, Gaston. Conhecimento comum e conhecimento científico. Revista Tempo Brasileiro, n. 28, 1972.

a.

a) A linguagem científica possui uma densidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com