TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERMEABILIDADE DA MEMBRANA CELULAR

Monografias: PERMEABILIDADE DA MEMBRANA CELULAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2013  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  1.679 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO 05

2 ATIVIDADE DA MEMBRANA CELULAR 06

2.1 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 06

2.1.1 Materiais utilizados 06

2.1.2 Procedimentos 06

2.1.2.1 Observação com Anacharis Sp (Elódea) 06

2.1.2.2 Questionamentos 09

2.1.2.3 Observação com Soccharomyces Cerevisias 10

2.1.2.4 Questionamentos 1

3 CONCLUSÃO 12

A membrana celular participa ativamente do metabolismo celular, exibindo um caráter seletivo, isto é, atua “selecionando” as substâncias que entra e saem da molécula, de acordo com suas necessidades. Nesse relatório iremos observar as atividades da membrana de acordo com a concentração do soluto.

Prática com a finalidade de comprovar a permeabilidade das membranas celulares, relacionando com a estrutura e o intercâmbio de substâncias através da membrana do meio externo para o interno da célula.

A) Materiais utilizados:

Microscópio, lâminas e lamínulas, pipetas, tubos de ensaio, pinça de madeira, papel absorvente, lâmparina, água, solução de NaCl a 0,9% (solução fisiológica), solução de NaCl a 7,5%(solução salina), solução de soccharomyces cerevisias(lêvedo) a 10%,corante vermelho congo a 5% e ramo de anacharis Sp.(Elódea).

B) Procedimentos:

1- OBSERVAÇÃO COM ANACHARIS SP (ELÓDEA).

Posicionamos no centro de uma lâmina um folíolo destacado do ramo de Elódea. Acrescentamos uma gota de água e cobrimos a preparação com uma lamínula.

Observamos as lâminas no microscópio, utilizando as lentes objetivas de diferentes aumentos.

Então desenhamos a célula observada, destacando seus principais componentes.

Retiramos a lâmina do equipamento e removemos a lamínula e promovemos a absorção da água sob o folíolo, utilizando um papel absorvente. Acrescentamos em seguida uma gota da solução salina a 7,5% e cobrimos a preparação com a lamínula, então observamos no microscópio, utilizando as lentes objetivas de diferentes aumentos.

Desenhamos a célula observada, que apresentou a seguinte estrutura:

Retiramos novamente a lâmina do equipamento e removemos a lamínula e promovemos a absorção da solução salina sob o folíolo, utilizando um papel absorvente; posteriormente acrescentamos uma gota da solução fisiológica a 0,9% e cobrimos a preparação com uma lamínula, observamos a lâmina no microscópio, utilizando as lentes objetivas de diferentes aumentos. Vejamos o desenho da célula observada:

1) O QUE OCORREU COM AS CÉLULAS DA ELÓDEA QUANDO COLOCADAS EM SOLUÇÃO SALINA E EM SOLUÇÃO FISIOLÓGICA?

Quando a Elódea foi colocada em solução salina ela murchou, ou seja, perdeu água, já quando foi colocada em solução fisiológica ela tornou-se túrgida (saturada de água).

2) QUE EVENTOS JUSTIFICAM AS ALTERAÇÕES CELULARES OBSERVADAS NA SEQÜÊNCIA DESTE EXPERIMENTO (INSTANTE 2 E INSTANTE 3)

No instante 2, quando colocamos a solução salina a 7,5%,nos estaremos colocando a célula em um meio hipertônico, ou seja, de maior concentração. As células quando imersas em soluções hipertônicas, perdem tanta água, que a membrana plasmática se “descola” da membrana celulósica, acompanhando a redução do volume intenso. Esse fenômeno é chamado de plasmólise,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com