TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Membranas Celulares E Colesterol

Dissertações: Membranas Celulares E Colesterol. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2013  •  769 Palavras (4 Páginas)  •  946 Visualizações

Página 1 de 4

PROJETO PESQUISA- MEMBRANAS CELULARES E O COLESTEROL.

TEMA: A composição bioquímica das membranas celulares. A ultra estrutura da membrana, interações e secreção celular.

JUSTIFICATIVA:

As membranas celulares estão presentes em todos os organismos vivos, o seu estudo é muito importante, visto que apresentam funções biológicas importantes para a vida dos seres vivos para Magalhães. (2012),

É um delgadíssimo envoltório que delimita a célula e lhe dá individualidade. Quimicamente, a membrana plasmática é composta de lipídios (notadamente fosfolipídios) e proteínas. Como resultado, a membrana é uma estrutura flexível, embora resistente, que permite à célula mudanças de forma e tamanho. A membrana consegue controlar a passagem das substâncias polares para dentro e para fora da célula. As proteínas de membrana, além de constituírem a estrutura da membrana, atuam como transportadores de solutos específicos recebem sinais externos, dão identidade antigênica à célula e atuam como enzimas.

O colesterol é um esteróide que constitui um dos principais grupos de lipídios, que participam da composição química das membranas celulares. Desempenham funções importantes no organismo. Participa da síntese dos hormônios esteróides, sendo precursor dos hormônios sexuais masculinos (testosterona) e femininos (estrógeno) e tem papel importante para a integridade da membrana célula, fundamental na sua fluidez.

Apesar de ser um esteróide de muita importância biológica, o colesterol é na maioria das vezes interpretado como um vilão para o organismo, isso se deve ao fato estar associado a doenças cardiovasculares. A falta de informação a respeito dessa molécula leva constantemente as pessoas a enxergá-lo como vilão, sempre o associando com doenças, uma vez que ele é essencial a vida. Outra discussão a respeito do colesterol se refere a propagandas de produtos alimentícios, poucas pessoas sabem que o colesterol não pode ser extraído de produtos de origem vegetal. Apropriando dessa falta de informação, algumas embalagens de óleo vegetal, ou azeite, trazem no rotulo a informação “sem colesterol”, induzindo às pessoas a compra, por acreditar que aquele produto é mais saudável, uma vez que todo óleo vegetal é livre de colesterol.

Outra discussão a respeito do colesterol se refere a propagandas de produtos alimentícios, poucas pessoas sabem que o colesterol não pode ser extraído de produtos de origem vegetal. Apropriando dessa falta de informação, algumas embalagens de óleo vegetal, ou azeite, trazem no rotulo a informação “sem colesterol”, induzindo às pessoas a compra, por acreditar que aquele produto é mais saudável, uma vez que todo óleo vegetal é livre de colesterol.

OBJETIVO GERAL:

• Compreender a importância das membranas biológicas e suas principais funções, com ênfase na estrutura e componentes da sua bicamada lipídica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Analisar a bicamada lipídica.

• Estudar as estruturas das membranas biológicas.

• Estudar o transporte através da membrana plasmática.

• Reconhecer a importância biológica do colesterol, e até qual ponto ele pode ser prejudicial.

METODOLOGIA:

Iniciar o conteúdo de membrana celular, com apresentação do recurso midiático disponibilizado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com