TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE AÇÕES E ESTRATÉGIAS DAS DOENÇAS CRÔNICAS E NÃO COMUNICÁVEIS

Dissertações: PLANO DE AÇÕES E ESTRATÉGIAS DAS DOENÇAS CRÔNICAS E NÃO COMUNICÁVEIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2013  •  719 Palavras (3 Páginas)  •  830 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal do Tocantins

Palmas 22 de março de 2013

Docente: Rafaela Boaventura

Discente: Ana Luiza Rodrigues Moura

Disciplina: Optativa de Cardiologia em Enfermagem

PLANO DE AÇÕES E ESTRATÉGIAS DAS DOENÇAS CRÔNICAS E NÃO COMUNICÁVEIS

O Brasil vem organizando nos últimos anos ações no sentido da estruturação e operacionalização de um sistema de vigilância específico para as doenças e agravos não transmissíveis, de modo a conhecer a distribuição, magnitude e tendência das doenças crônicas e seus fatores de risco e apoiar as políticas públicas de promoção à saúde.

Algumas das atividades neste processo são as capacitações das equipes de estados e municípios, com o estabelecimento de atividades e estratégias de prevenção, promoção e assistência, definição de indicadores para monitoramento e de metodologias apropriadas às realidades regionais e locais.

– Política de Promoção da Saúde: aprovada em 2006, prioriza ações de alimentação saudável, atividade física, prevenção do uso do tabaco e álcool, inclusive com transferência de recursos a estados e municípios para a implantação dessas ações, de forma intersetorial e integrada.

– Atividade Física: o Ministério da Saúde lançou, em 7 de abril de 2011, o programa Academia da Saúde, de promoção de atividade física.

– Tabaco: o sucesso da política antitabaco é um ponto de grande relevância que reflete no declínio da prevalência das DCNT. Destacam-se as ações regulatórias, como a proibição da propaganda de cigarros, as advertências sobre o risco de problemas nos maços do produto, a adesão à Convenção-Quadro do Controle do Tabaco em 2006, entre outras..

– Alimentação: o incentivo ao aleitamento materno tem sido uma importante iniciativa do MS, ao lado de mensagens claras, como o Guia de Alimentação Saudável, e parcerias, como a do MDS no programa Bolsa Família. O Brasil também se destaca na regulamentação da rotulagem dos alimentos.

– Expansão da atenção primária: a atenção primária em saúde cobre cerca de 60% da população brasileira. As equipes atuam em território definido, com população adstrita, realizando ações de promoção, vigilância em saúde, prevenção, assistência e acompanhamento longitudinal dos usuários, o que é fundamental na melhoria da resposta ao tratamento dos usuários com DCNT. Foram publicados os Cadernos da Atenção Básica e guias para o controle de hipertensão arterial, diabetes, obesidade, cuidados cardiovasculares, entre outros.

– Distribuição gratuita de medicamentos para hipertensão e diabetes: expansão da atenção farmacêutica e distribuição gratuita de medicamentos para hipertensão e diabetes (anti-hipertensivos, insulinas, hipoglicemiante, AAS, estatina, entre outros).

– Rastreamento para câncer: houve aumento na cobertura de exames preventivos de câncer de mama (mamografia) e aumento na cobertura de exame preventivo para câncer do colo do útero, entre mulheres com idade entre 25 a 59 anos, segundo a PNAD, 2008 (IBGE, 2010).

Plano de Ações Estratégicas Para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com