TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORQUE A ALGUNS TEMPO É MOVIDO COM EXERCÍCIO?

Relatório de pesquisa: PORQUE A ALGUNS TEMPO É MOVIDO COM EXERCÍCIO?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.052 Palavras (5 Páginas)  •  515 Visualizações

Página 1 de 5

PORQUE OS TENDÕES ÀS VEZES SE ROMPEM COM O EXERCICIO?

Os tendões, pela sua constituição especializada, são estruturas bastante resistentes que raramente se rompem durante uma atividade física normal. Para ocorrer uma ruptura tendinosa é necessário que o tendão esteja submetido a uma força de tensão exagerada ou, a um contra golpe durante uma atividade esportiva ou, que ele esteja previamente fragilizado por algum outro motivo como micro traumatismos de repetição, doenças localizadas etc.

Quando os tendões ficam doloridos, é porque alguns destes fiozinhos (nervos) vão rompendo e ficam machucados. Como os tendões são pouco irrigados e recebem pouca oxigenação, a regeneração espontânea é muito lenta. A cirurgia é feita para limpar, religar e acelerar a regeneração destes nervos rompidos. Se o número de nervos rompidos é muito grande, cirurgia e posterior recuperação são muito mais difíceis. No meu tendão, havia poucos nervos rompidos, então a recuperação será mais fácil. Vou ficar umas tres ou quatro semanas sem poder colocar o pé no chão.

Tendão

Um tendão é uma fita ou cordão fibroso, formado por tecido conjuntivo, graças ao qual os músculos se inserem nos ossos ou nos outros órgãos.

Os tendões são estruturas fibrosas, com a função de manter o equilíbrio estático e dinâmico do corpo, através da transmissão do exercício muscular aos ossos e articulações.

Os tendões dos músculos podem ser longos, quer a origem dos mesmos, assim como a inserção podem estar separadas/passar por muitas articulações.

O conjunto do esforço de diversos grupos de músculos produz movimentos de flexão, extensão, rotação, abdução, adução e circundação.

Estas estruturas possuem capacidade de regeneração, o que nos auxilia muito no tratamento das afecções do mesmo.

Esta regeneração se dá pela proliferação de células do tecido conjuntivo que os envolve.

Ruptura do tendão de Aquiles

Definição

A ruptura do tendão de Aquiles é um ferimento que afeta a parte traseira da parte inferior da sua perna. Ocorre com mais frequência em pessoas que praticam desportos recreativos.

O tendão de Aquiles é um ligamento fibroso forte que liga os músculos na parte traseira da sua perna ao osso do calcanhar. Se esticar o tendão de Aquiles em demasia, este pode rasgar (ruptura). O tendão pode romper por completo ou apenas parcialmente.

Se tiver uma ruptura do tendão de Aquiles, pode sentir um estouro ou estalo, seguido de uma dor forte imediata na parte traseira do seu tornozelo e na parte inferior da perna, que normalmente afeta a sua capacidade de andar corretamente. A cirurgia é frequentemente a melhor opção de tratamento para reparar uma ruptura do tendão de Aquiles. Para muitas pessoas, porém, o tratamento não cirúrgico também tem bons resultados.

Sintomas

Apesar de ser possível não ter quaisquer sinais ou sintomas com uma ruptura do tendão de Aquiles, a maioria das pessoas sofre de:

Dor, possivelmente grave, e inchaço perto do tornozelo

Uma incapacidade de dobrar o pé para baixo ou "empurrar" a perna ferida quando anda

Uma incapacidade de se manter em pé, apoiado nos dedos do pé da perna ferida

Um som de estouro ou estalo quando o ferimento ocorre

Quando consultar um médico

Procure aconselhamento médico imediatamente se sentir um estouro ou estalo, especialmente se depois não conseguir andar corretamente.

Se tiver histórico familiar de aneurisma na aorta, o seu médico pode recomendar exames ecográficos regulares para monitorizar a condição.

Causas

O seu tendão de Aquiles ajuda-o a direccionar o seu pé para baixo, levantar os dedos e empurrar o pé enquanto anda. Você depende virtualmente a qualquer momento do tendão quando move os pés.

A ruptura ocorre normalmente na secção do tendão situada a 6 centímetros (2,5 polegadas) do ponto onde se fixa ao osso do calcanhar. Esta secção pode ter uma pré-disposição para ruptura, pois recebe menos fluxo sanguíneo, o que pode prejudicar a sua capacidade de sarar.

As

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com