TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRESENCA MARISTA NA INDIA

Casos: PRESENCA MARISTA NA INDIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  1.986 Palavras (8 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 8

A Índia é um país localizado na porção meridional do continente asiático, com 3.287.782 km², é o sexto maior em área ocupando quase todo subcontinente indiano, é formada por 28 Estados onde prevalece uma república democrática parlamentar, conta ainda com a segunda maior nação, cerca de 1,21 bilhão de pessoas. Figura ainda com a terceira maior economia de acordo com o PIB da paridade de poder aquisitivo.

No seguinte trabalho, para melhor compreender a presença marista na índia, trataremos um pouco de sua história e cultura pois influenciaram e influenciam a disseminação do cristianismo no país. Influências tais como o sistema de castas, as leis anticonversão, ou seja, problemas sociais e políticos encontrados pelos irmãos.

A importância deste trabalho deve-se à necessidade de entender e aprender sobre a missão marista em um país com uma abundante diversidade de religiões e culturas.

2. História da índia

De acordo com os estudos históricos os primeiros assentamentos humanos apareceram na região a cerca de nove mil anos atrás, na região oeste da atual Índia no que é convencionalmente chamado de ” Civilização do Vale do Hindu”. Em seguida ao declínio desta, emerge a “Civilização Védica” onde entre outras coisas, se assenta as raízes do hinduísmo, do qual trataremos mais afrente que ruiu meio milênio antes de Cristo, com o desenvolvimento de impérios independentes.

Em III a.C reinos logrados na porção sul da Índia, como é o caso de Bisnaga, Chola e Chalukya conseguiram avanços nas áreas de Ciência e tecnologia, enquanto na porção meridional os territórios estavam quase todos unidos ao Império Máuria, e depois do século III d.C experimentaram um período de prosperidade com a Era do Ouro.

Na Ásia Central houve as invasões dos que mais tarde seriam conhecidos como Mongóis. O território passou por uma fase de importante desenvolvimento marcado pela relativa harmonia religiosa, isso entre os séculos X e XII. Com o tempo o domínio Mongol foi se expandindo até dominar quase todos os povos da região.

No século XVI as nações europeias começam a adentrar com mais afinco no território Indiano, fazendo interpostos comerciais e colonizando, aproveitando da maior vulnerabilidade, devido as querelas internas. Quase toda a Índia permaneceu sob o domínio inglês até o século XX, cujo principal líder foi Mahatma Gandhi, que com uma forma de protesto não violenta, movimentou um contingente impressionante de indianos e foi essencial para a libertação do julgo britânico.

Na década de 1950 a Índia se tornou uma república com uma nova constituição, o que não cessou disputas internas e as contravenções com outros povos. Na entrada do século XXI entrou de forma pujante no cenário global, com o ritmo de desenvolvimento econômico intenso, adquire cada vez mais representatividade no palco das nações.

3. Cultura

A cultura milenar indiana deve ser entendida de uma forma plural e diversificada, que consegue manter forte suas raízes e conservar as tradições ao mesmo tempo absorvendo as culturas externas e também influenciando outras. Embora tenha sido extinto formalmente, ainda é latente na sociedade tradicional um rígido sistema de castas, esteado pela endogamia e hereditariedade. Essa divisão tem suas raízes na teoria da criação do homem Hindu, e mesmo que não faça parte da política oficial, coexiste na conduta e no imaginário popular, principalmente nas porções mais rurais, com um regime democrático secular, criando uma complexa contradição, que ainda engendra nas classes econômico-sociais indianas.

3.1 Sistemas de castas

• Brâmanes: grupo formados por sacerdotes e letradas, e advinham da cabeça de Brahma.

• Xátrias: casta dos guerreiros advindos dos braços do deus Brahma

• Vaicias: nascidos das pernas do deus estavam os comerciantes e camponeses e artesãos

• Sudras: servos nascidos dos pés de Brahma

• Párias: não possuem casta, teriam surgido da poeira do chão e, por isso, ainda hoje são chamados de Intocáveis, dalit, haryens, entre outros nomes como marginalizadores.

4. Religiões na Índia

O subcontinente indiano é o berço de vertentes religiosas milenares, o Hinduísmo, Jainismo, Sikhismo e Budismo, além de outros credos que lá ganharam espaço como Zoroastrismo, Judaísmo, Islâmicos e o Cristianismo. Abaixo encontra-se o gráfico representando a porcentagem das principais religiões na Índia. (Dados: www.viajandopelomundodasculturas.blogspot.com.br/2009/06/dados-estatisticos-das religiões.html?m¬=1)

4.1 Hinduísmo

O Hindu é a religião com maior número de adeptos na Índia cerca de 80% da população, ao que tudo indica surgiu por volta de 1500.a.C. com os invasores arianos, e é dela que surge as divisões de castas descritas no Vedas, textos ritualísticos antigos. Atualmente, o Hinduísmo adquiriu diversas vertentes, que contam o um grande panteão de deuses e outras particularidades.

4.2 Jainismo

O Jainismo surgiu em meados do século VI.a.C. através de Vardhamana Mahavira, é uma correte surgida a partir das tradições bramânicas, subdividida ainda em duas outras vertentes o Digambara e a Svetambara. Os preceitos básicos dessa crença pregam a abstenção dos prazeres mundanos, a não posse de bens materiais, a negação as atividades sexuais e o celibato.

4.3 Sikhismo

O Sikhismo que baseia-se na disciplina, foi criada pelo Guru Nanak Dev, e esse passou a liderança dessa vertente a nove outros guros sucessores, seus ensinamentos baseiam-se na consciência social e dedicação com virtudes. Toda a doutrina encontra-se presente no livro sagrada Sri Guru Granth Sahib, que se tornou uma espécie de Guru eterno, os Gurdwaras (templos) são receptivos a todas as religiões, mostrando o carácter altruísta dessa doutrina.

4.4 Budismo

O Budismo surgiu por volta séculos IX e III a.C. surgindo no período da heterodoxia bramânica é guiado pela ideia de salvação individual. É normalmente organizado em uma estrutura monástica, foi fundado por Sidarta Gotama, o Buda, e hoje seus ensinamentos principais juntamente com toda a filosofia estão reunidos no livro sagrado Tripitaka.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com