TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTRIBUIÇÃO AFRICANA E SUA PRESENÇA NA CULTURA BRASILEIRA

Artigos Científicos: A CONTRIBUIÇÃO AFRICANA E SUA PRESENÇA NA CULTURA BRASILEIRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2013  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  1.545 Visualizações

Página 1 de 2

A CONTRIBUIÇÃO AFRICANA E SUA PRESENÇA NA CULTURA BRASILEIRA

Falar da contribuição africana na cultura brasileira é falar da construção da cultura brasileira, pois somos um país multicultural e como tal recebemos várias contribuições culturais de povos diversos. No entanto, os africanos que foram trazidos na condição de escravizados são os que deram a feição própria a nossa cultura. O nosso modo de ser, nossa musicalidade, nossa religiosidade peculiar, nosso português africanizado tem sua base entre os povos africanos, não se pode pensar em contribuição e sim na base da cultura brasileira ser de origem africana, somos mais africanos que ocidentais e é fácil constatar mesmo não sendo especialista. Nossas músicas, nosso modo de ser, nossa alegria de viver, nossa relação com o sagrado, nossa culinária, vêm de muito longe, do outro lado do atlântico, os africanos não contribuíram com a formação da cultura brasileira eles a fizeram, apesar da sociedade brasileira sempre negar o fato.

No Brasil, a influência cultural africana se deu na dança com a capoeira, embalada pelo berimbau, as influências musicais do batuque e a ginga do samba e dos instrumentos como cuícas, atabaques e agogôs. Podemos destacar também a presença afro-brasileira na nossa língua palavras como: cachaça, moleque, quindim, jiló, macumba, marimbondo, cochilo, tanga, samba, maxixe, zabumba, acarajé, carimbó, canjica, etc. Também se destacam nomes como: Jurema, Iuri, Joaquim, Jusefa, etc., e a importância que trouxeram na alimentação: paçoca, feijoada, quindim, tapioca, bolo de fubá, acarajé, vatapá, bobó, feijão mulatinho, dendê, inhame e aipim.

Na influência artística, a arte africana era baseada em diversos elementos da natureza tais como: esculturas de marfim, máscaras entalhadas em madeira e ornamentos em ouro e bronze, os temas retratados nas obras remetem ao cotidiano, a religião e aos aspectos naturais da região, desta forma esculpiam e pintavam mitos, animais da floresta, cenas das tradições, personagens do cotidiano. A arte africana chegou ao Brasil através dos escravos, que foram trazidos para cá pelos portugueses, em muitos casos, os elementos artísticos africanos fundiram-se com os indígenas e portugueses, para gerar novos componentes artísticos de uma magnífica arte afro-brasileira.

O Brasil teve uma forte influência da religião africana, tais como a Cacumba, Iemanjá e o Candomblé. O candomblé, por exemplo, é uma religião fetichista (mas que sofreu influências do cristianismo), hoje comum no nosso país e que veio originalmente da África. Esse povo sofreu muito, mas trouxe consigo características que não se perderam com o tempo e permanecem até hoje acumulada na diversidade brasileira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com