TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPOTÂNCIA DAS ESTRATÉGIAS NA ECONOMIA. (CASO: MAC DONALD'S NA CHINA E ÍNDIA)

Trabalho Escolar: A IMPOTÂNCIA DAS ESTRATÉGIAS NA ECONOMIA. (CASO: MAC DONALD'S NA CHINA E ÍNDIA). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2013  •  1.699 Palavras (7 Páginas)  •  1.201 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS E DMINISTRATIVAS SANTA RITA DE CÁSSIA

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

TEMA: ESTRATÉGIAS DE MERCADO

TÍTULO: A IMPOTÂNCIA DAS ESTRATÉGIAS NA ECONOMIA. (CASO: MAC DONALD’S NA CHINA E ÍNDIA)

EDUARDO DE MATTOS

SÉRGIO RICARDO MONTEIRO

THAMIRES CARDASSI LAGOSTA

VANESSA A. SILVA

São Paulo

2013

SUMÁRIO

1 - TEMA: ESTRATÉGIAS DE MERCADO 3

1.1 – TÍTULO: A Importância das estratégias de mercado na economia

2 – DIAGNÓSTICO 4

2.1 – O que é estratégia? 4

2.2 – A importância da estratégia corporativa na economia 4

2.3 – Estudo de caso: Mc Donald’s na China e Índia 4

2.4 – Estratégia de penetração no mercado asiático 4

3 – PROBLEMATIZAÇÃO 5

4 – HIPOTESES / POSSÍVEIS SOLUÇÕES 5

4.1 – Treinamento 5

4.2 – Adaptação do cardápio 6

4.3 – Introdução gradativa na região 7

3 – SOLUÇÃO MAIS VIÁVEL 8

4 – BIBLIOGRAFIA 9

1 - TEMA: ESTRATÉGIAS DE MERCADO

Ter uma estratégia vitoriosa é a vontade de qualquer empresa que deseja vencer a concorrência e ser sinônimo de sucesso na área em que atua. Mas não é qualquer estratégia que funciona para qualquer organização.

Num momento em que o mercado está aquecido e os empreendedores procuram se diferenciar cada vez mais dos seus concorrentes, pensar em estratégias específicas para o setor de atuação é fundamental, pois você não corre o risco de escolher uma superestratégia que não tem nada a ver com seu ramo. No entanto, é preciso saber que existem pontos que devem ser levados em consideração sempre, e por todos, pois formam a base de qualquer planejamento estratégico eficaz, que pode levar a uma estratégia também eficaz.

1.1 - TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DAS ESTRATÉGIAS NA ECONOMIA ( CASO: MC DONALD’S NA CHINA E ÍNDIA)

No ambiente de incertezas que se presencia atualmente, a sobrevivência empresarial está ligada às definições claras de seus objetivos e ao traçado antecipado dos possíveis caminhos a serem percorridos para atingi-los. Segundo Drucker (1997, p. 47) “Quando a empresa traça objetivos e metas, e busca alcançá-los, ela tem claramente definido do porque ela existe, o que e como faz, e onde quer chegar”.

2 - DIAGNÓSTICO

Com o crescimento das organizações e o aumento da sua complexidade estrutural, agregados à aceleração do ritmo das mudanças ambientais, têm exigido das organizações uma maior capacidade de formular e implementar estratégias que possibilitem superar os crescentes desafios de mercado e atingir os seus objetivos tanto a curto como a médio e longo prazos.

A velocidade de ocorrência das mudanças no ambiente de mercado pode estar associada a vários fatores, com destaque para o desenvolvimento tecnológico, a integração de mercados, o deslocamento da concorrência para o âmbito internacional, a redefinição do papel das organizações, além das mudanças no perfil demográfico e nos hábitos dos consumidores. Essas mudanças têm exigido uma redefinição das estratégias adotadas pelas organizações e uma capacidade contínua de inovação e adaptação. A formulação e a implementação de estratégias, principalmente da estratégia corporativa, impõem vários desafios à organização: escolher entre reduzir de maneira defensiva, manter ou aumentar o seu escopo corporativo, escolha que envolve um grande esforço por parte da organização como um todo.

A estratégia corporativa apresentou grande desenvolvimento, principalmente a partir da década de 1980, quando o fenômeno da reestruturação organizacional – conjunto amplo de decisões e de ações, com dimensão organizacional, financeira e de portfólio (WRIGHT, KROLL e PARNELL, 2000) – ganhou impulso com o desenvolvimento tecnológico dos meios de comunicação e dos transportes, passando a predominar uma dinâmica de interação e integração em nível mundial.

A rede de fast-food norte americana McDonalds adaptou o conteúdo de seu cardápio, linha de produção, fornecedores e comunicação, com intuito de preservar as características regionais a seu favor. Este trabalho visa analisar o processo de implantação da rede em países como a Índia e a China, apontando as principais barreiras encontradas por ela.

2.1 – O QUE É ESTRATÉGIA?

O termo estratégia vem sendo utilizado de diversas maneiras na área da Administração, podendo significar desde o estabelecimento de uma simples meta até a uma ação em que envolve todo o posicionamento em seu ambiente, a sua missão e os valores de uma organização. Enfim, o conceito é também muito utilizado no meio acadêmico e empresarial, em uma grande dimensão e diversificação, e em alguns aspectos é complementar e em outros divergentes (MEIRELLES e GONÇALVES, 2001).

2.2 – A IMPORTÂNCIA DA ESTRATÉGIA CORPORATIVA NA ECONOMIA

A estratégia corporativa, dependendo das condições da empresa (nível, porte, setor, estrutura, etc.), pode ser considerada como a mais importante no âmbito empresarial, em razão da abrangência das decisões estratégicas que a compõem, entre as quais determinar o rumo e os principais objetivos da empresa, com impactos em todas as suas unidades e áreas, alem de possibilitar mudanças culturais de grande impacto.

2.3 – ESTUDO DE CASO: MC DONALD’S

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com