TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paisagem Urbana - Gordon Cullen

Pesquisas Acadêmicas: Paisagem Urbana - Gordon Cullen. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  1.262 Palavras (6 Páginas)  •  1.216 Visualizações

Página 1 de 6

Neste trabalho, iremos fazer uma análise visual e cartográfica da paisagem urbana do bairro da Barra localizado na cidade de Salvador na Bahia, com base nos conceitos abordados por Gordon Cullen e Kevin Lynch. Gordon Cullen tem a preocupação de analisar as questões relativas à estética da paisagem urbana, expondo e sistematizando os elementos que a compõe. A cartografia em si é um instrumento de análise insuficiente quando se trata da cidade e todos os seus aspectos. A análise do espaço urbano por um ponto de vista panorâmico pode ser totalmente diferente do que do ponto de vista real da experimentação e das perspectivas. A contribuição que Cullen e Lynch vêm trazer a arquitetura e urbanismo é a possibilidade sistematizar algo mais abstrato e até então não explorado tão objetivamente. Decompor a paisagem e o modo de percepção do ambiente em fenômenos e elementos verificáveis.

Justificativa

- Apreensão dos conceitos abordados nas obras A Imagem da Cidade (Kevin Lynch) e Paisagem urbana (Gordon Cullen).

- Aplicação dos conhecimentos e técnicas de cartografia adquiridos durante o semestre e percepção desta para a importância da compreensão do espaço urbano.

- Compreender como as imagens auxiliam na leitura do espaço urbano e como percebemos e fazemos uso desses elementos inconscientemente.

- Ser capaz de identificar os elementos que compõem a paisagem e dominar os instrumentos de análise para futuras aplicações em projetos ou análises críticas e concientes do espaço urbano.

ANÁLISE VISUAL COM BASE NOS CONCEITOS DE KEVIN LYNCH

BAIRRO

VIAS

LIMITES

Ladeira da Barra

Muros separando os desnivelamentos da pista.

PONTOS NODAIS

Arredores do Shopping Barra

Áreas de apropriação urbana e intensa movimentação nos arredores dos pontos de ônibus em frente ao Shopping Barra.

ANÁLISE VISUAL COM BASE NOS CONCEITOS DE GORDON CULLEN

MARCOS VISUAIS

Farol da Barra

Cartão postal e principal ponto sociocultural da cidade de Salvador. Posição privilegiada de destaque na paisagem, e ambiente agradável. Apropriação do entorno pela população, servindo como ponto de encontro.

Forte de Santa Maria

Importante ponto de referência e marco histórico.

Edifício Oceania

Primeiro “arranha-céu” residencial da Bahia, destaca-se pelo seu valor histórico e cultural, seu estilo e pela grande escala, desproporcional em relação a todos os outros edifícios do entorno.

APROPRIAÇÃO DO ESPAÇO

Praia do Farol da Barra

Praia apropriada principalmente devido a posição de ligação entre 2 fortíssimos marcos da cidade: O Morro do Cristo e o Farol da Barra.

Praia do Porto da Barra

Umas das praias mais famosas e apropriadas de Salvador. Podemos presencias movimentação em qualquer dia da semana, principalmente aos finais de semana.

Largo do Porto da Barra

Pessoas reúnem-se no largo para socializar, beber ou tomar um sorvete durante um dia na praia.

PONTOS FOCAIS

É o símbolo vertical de convergência associados com recintos (quebras de continuidade por edificações verticais ou por limitações geográficas que formam cantos, áreas livres de convergência de pedestres e carros). Marco visual ao redor do qual há uma apropriação do espaço pelos pedestres.

Cristo

Jovens se reúnem em torno do Cristo durante o pôr-do-sol.

LETTERING E PROPAGANDA

Monte Pascoal Praia Hotel

Letreiros

CONFINAMENTO

Rua Cézar Zama

Confinamento logo na entrada da rua, da orla em sentido à parte interna do bairro, provocada por 3 prédios altos e próximos um do outro.

CONTINUIDADE

Muro na Ladeira da Barra

Intervalo rítmico contínuo.

ELEMENTOS MARCANTES

Edifício Oceania

Primeiro “arranha-céu” residencial da Bahia, destaca-se pelo seu valor histórico, seu estilo e pela grande escala, desproporcional em relação a todos os outros edifícios do entorno.

Pousada Manga Rosa

A edificação funciona como um marco na esquina. Com cores vivas e estilo diferenciado, destaca-se de todas as edificações ao seu redor, de aspecto velho e cru e cinzento. Além disso a praça que se encontra em sua frente ajuda a dirercionarmos a atenção a esse elemento, deixando-o visível na perspectiva.

Edifício Contrastante pelas cores fortes em meio a paisagem sem vida

Subida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com