TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos Gordon Cullen

Ensaios: Conceitos Gordon Cullen. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  257 Palavras (2 Páginas)  •  1.992 Visualizações

Página 1 de 2

DELIMITAÇÃO DO ESPAÇO

Cullen:

A imagem demonstra o conceito de delimitação de espaço tendo em vista que separa o público do privado por meio barras de ferro, porém, as mesmas permitem a visibilidade do que está 'além', deixando a noção do dentro e fora mais ambígua.

AQUI E ALÉM

Cullen: "... abordaremos o tipo de relações que existe entre um aqui conhecido e um além igualmente conhecido."

Ao encontrarmos o 'Arco do Teles', demonstrado na imagem, logo nos perguntamos o que há através dele. É nesse mistério gerado pelo elemento que transpõe os espaços que permite definir quase que perfeitamente um espaço 'aqui' (próximo ao observador e de traços mais marcantes) e 'além' (distante e desconhecido).

Truncagem

A praça cardeal camara apresenta um espaço extenso que, devido seu nivel igualado a construção (arco da lapa), interliga o espaços entre eles. Dessa forma, a praça se forma foco de uma imagem que revela o edificio. O caminhar até a construção torna-se um percurso de aproximação da imagem e não uma descoberta de pontos desconhecidos devido a total revelação dele pelo primeiro plano (praça)

Entrelaçamento

É possível perceber a aproximação do observador à imagem distante (prédio) que é focalizada pelo vazio da construção (arcos da lapa). A repetição do elemento construído e o espaço vazado entre essas, trás a frente o que deseja-se selecionar, emoldurando-o.

Pontuação

Localizada em uma bifurcação, a igreja vista na imagem, demarca o fim de um espaço. Tendo clara função (função religiosa), esta finaliza um padrão escondendo o que a por vir. Seguidamente temos espaços de novo padrão e nova funcionalidade demonstradas fisicamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com