TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Palavras cruzadas sobre origem da vida e caça palavras

Por:   •  21/6/2019  •  Abstract  •  1.122 Palavras (5 Páginas)  •  647 Visualizações

Página 1 de 5

1) A figura abaixo nos mostra o ciclo de vida de dois vermes platelmintos, a Taenia solium e a Taenia saginata, que são especialmente conhecidos por serem parasitas de seres humanos. Quando se trata desses animais, é importante conhecermos e entendermos suas fases do desenvolvimento, pois as diferentes fases correspondem a diferentes infecções nos corpos de seus hospedeiros. Com isso em mente, e com base no que foi estudado em sala de aula, escolha a alternativa correta em relação a esses organismos:

a) A Cisticercose é uma infecção que pode ocorrer pela ingestão de alimentos ou água contaminada por cisticercos de tênia de fezes humanas.

b) A Teníase corresponde à infecção onde o homem assume o lugar de hospedeiro intermediário, ingerindo os ovos de Taenia solium ou Taenia saginata.

c) Na figura, o número 6 corresponde ao estado adulto do parasita, a solitária, que se aloja no intestino humano e caracteriza a teníase intestinal.

d) A Taenia saginata é a responsável pela cisticercose em humanos, quando são ingeridos os ovos desse parasita por meio da alimentação.

2) Explique com suas palavras como podem ocorrer - como são contraídas - as infecções de teníase e cisticercose, pelos hospedeiros intermediários e definitivos da Taenia solium e Taenia saginata.

Fonte:https://agencia.fiocruz.br/mortalidade-relacionada-%C3%A0-cisticercose-cai-em-sp-mas-ainda-requer-mais-aten%C3%A7%C3%A3o

3)Essa matéria publicada no jornal da Fiocruz,renomada instituição de pesquisa, traz um resumo sobre um estudo, no qual os pesquisadores verificaram uma diminuição acentuada da mortalidade por cisticercose como causa básica no período estudado,revelou, ainda, um aumento da idade mediana em que faleciam os indivíduos com cisticercose: entre 1985-1990 e 2001-2004, ela subiu de 41 para 47 anos, quando a doença era a causa básica da morte. Entretanto, também ressalta que quando associada a outras doenças, a cisticercose ainda continua levando muitas pessoas a óbito, por isso ainda requer atenção.

Explique o fato de os pacientes falecerem em idade mais avançada em comparação com períodos anteriores, assim como o declínio da taxa de mortalidade por cisticercose, e indique uma proposta de intervenção eficiente para melhorar esses dados.

4)

“ Um chinês apaixonado por sashimi ficou com o corpo completamente tomado por larvas depois de tanto ingerir sua comida predileta, o homem resolveu ir ao médico com fortes dores no estômago e coceira na pele e a equipe médica comprovou pelos exames de Raio X (foto) que o chinês sofreu essa infestação de larvas porque consumiu muito peixe cru contaminado com vermes da Taenia sollium, um importante alerta pra quem gosta de comer comida japonesa.”

Essa notícia tem circulado nas redes sociais nos últimos meses, de acordo com o que foi estudado no conteúdo de parasitoses, é um mito ou verdade? Justifique.

5) É de grande relevância que a população conheça métodos para combater parasitóides. Visto isso, escreva um pequeno parágrafo sobre as medidas profiláticas para combater a teníase e inclua as seguintes palavras em seu texto: Educação sanitária; Saneamento Básico; Ovos; Carne; Tênia

6) 5x14

Nesse episódio, essa famosa série, abordou um dos temas estudados em nossas aulas, o paciente havia reclamado de dores de cabeça constantes e muito fortes em um almoço com sua irmã, logo após voltar do México, disse que fez uma tomografia cerebral onde foi encontrado um cisto, o qual não deu muita importância, minutos depois teve convulsões e foi levado ao Seattle grace, dando entrada ao hospital já sem consciência e bradicárdico, após conseguirem estabilizar sua situação, correu a notícia que havia alguém com “vermes no cérebro”, o diagnóstico foi confirmado após uma nova tomografia concluindo haver 8 cistos obstruindo o 3º ventrículo cerebral.

A) Como ele pode ter contraído a doença?.

B) Qual o diagnóstico correto para “vermes no cérebro” e qual seria a forma de tratamento e os cuidados a serem tomados dada a multiplicação dos cistos?

7) Seres parasitas, por mais que causem dano à saúde, são muito importantes para a natureza. Estando intimamente relacionados às teias alimentares, esses seres podem regular o tamanho da população de hospedeiros; podem atuar como presas e podem alterar o desfecho de interações competitivas interespecíficas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (41.7 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com