TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORIGEM DA PALAVRA FILOSOFIA

Por:   •  15/5/2013  •  Tese  •  1.143 Palavras (5 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 5

O que é FILOSOFIA? Sede de saber de conhecer não concordar com o que é dito buscar algo a mais sobre, tentar acalmar as inquietações que surgem diante das duvidas. Algo que não deve ser recebido como acabado e sim como um processo reflexão da realidade.

QUEM OU O QUE É O FILOSOFO? Um amante do saber, alguém que nunca está satisfeito com as respostas encontradas, considera-se um ignorante, que a cada nova inquietação ou saber diferente busca superar sua ignorância em busca novos rumos, usa a própria vida para pensar o mundo, alguém que é capaz de se surpreender com o que é obvio e questionar o que é considerada verdadeiro para toda uma sociedade. Alguem que vê a filosofia como uma eterna busca e não como uma verdade absoluta.

ORIGEM DA PALAVRA FILOSOFIA: ETIMOLOGIA PHILOS = AMOR SABEDORIA

TODOS PODEMOS FILOSOFAR? Não só podemos como devemos, exercitar o nosso senso critico, o debate de ideias, a reflexão de questões humanas que envolvem toda a nossa sociedade. KANT dizia que devemos aprender a filosofar pois temos o direito de refletir sobre nós mesmos, de confirmar ou rejeitar ideias e conceitos que nos deparamos no nosso dia a dia.

COMO O FILOSOFO É VISTO PELA SOCIEDADE? Visto como um preguisoço, alguém que quer vida mansa, que vive no mundo da lua pensando em nada útil, desligado da realidade.

ONDE SURGIU A FILOSOFIA? Surgiu na Grécia justamente por contas dos questionamentos feitos de porque, pra que, como, onde, desde quando.

COMO ARISTOTELES VIA O FILOSOFO? Como alguém empenhado em superar o senso comum, através de pesquisas racionais ver o mundo sem sombras de forma mais clara.

1-COMO A FILOSOFIA PODE SER ÚTIL EM NOSSAS VIDAS? Em todo o nosso cotidiano a filosofia é útil pois nos leva a reflexão de questões humanas que envolvem toda a nossa sociedade, nos faz não aceitar o que é dito buscar algo mais sobre o assunto. A filosofia está em todas as nossas atitudes, quando nos faz pensar em não tomar uma determinada atitude comum a toda a sociedade, ou até mesmo quando tomamos uma postura diferente dos demais em algumas situações por termos a certeza de que estamos certos.

2-PERSPECTIVAS PARA O ESTUDO DA FILOSOFIA? De conseguirmos nos isolar do lado pessoal e pensar questões quem somos? De onde viemos? E ter a consciência de que as melhores coisas da vida são gratuitas como um por de sol, um banho de mar.

3-O QUE DIFERENCIA A FILOSOFIA DAS OUTRAS MATÉRIAS? A filosofia é diferente das outras disciplinas pois não tem respostas prontas, ou lugares, bibliografias em que se possam encontrar essas respostas, é necessário refletir e a resposta que cabe ao indagamento hoje pode não ser a mesma que servirá amanhã, pois amanhã o indivíduo terá maior conhecimento de mundo e poderá mudar a sua visão sobre o assunto. Nunca é tarde para filosofar, e a escola é o melhor lugar.

4- COMO DEVE SER ENSINADA A FILOSOFIA NAS ESCOLAS? COMO INSENTIVAR OS JOVENS A REFLETIR SOBRE O MUNDO? Possibilitando aos jovens a troca de experiências sobre questões ligadas a sua realidade, promovendo a abertura para um contato consigo e com o outro, de forma que possam buscar e dar sentido as informações disponíveis para sua vida. Exemplo questões relacionadas a sexualidade, Aids, violência, futuro.

QUAL O OLHAR DA FILOSOFIA? Um olhar de estranheza sobre tudo que parece obvio ou claro demais, com a experiência em filosofar fica possível surpreender e indagar essas estranhezas de mundo.

COMO É O PENSAR DO FILOSOFO? Um pensar que pensa nossos pensamentos e ações, o filosofo busca sentido para tudo não aceita certezas e soluções fáceis demais, se interroga sobre o sentido de existir, recusa-se a aceitar o pensar cômodo sem interrogações, não é encontrar uma resposta e sim um pensamento permanentemente aberto a discussão, pois para o filosofo e a filosofia não existe uma única resposta, e sim pensamentos maiores que os anteriores.

O QUE É FILOSOFIA DE VIDA? É um filosofar espontâneo que é o que da sentido a vida e está presente em todo o nosso cotidiano, e depende de valores e princípios que são diferentes dependendo do ambiente de cada pessoa todos podemos pensar pois somos seres racionais, sensíveis.

PARA QUE SERVE A FILOSOFIA?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com