TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perguntas sobre problemas ambientais

Ensaio: Perguntas sobre problemas ambientais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2014  •  Ensaio  •  1.476 Palavras (6 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 6

Escolher uma resposta.

a. expressam a divisão do Planeta em dois hemisférios – o Leste e o Oeste – que, apesar de integrados à economia do mundo, revelam indicadores sociais discrepantes.

b. registram fluxos reduzidos de informação, de pessoas, de mercadorias e de capitais, tendo em vista a saturação de suas redes de circulação, alcançada no início do século XXI.

c. comprovam que o Planeta pode abrigar o dobro de seu atual contingente populacional, desde que mantido o padrão de consumo praticado pela sociedade contemporânea.

d. substituíram suas tradicionais fontes de energia não renováveis, historicamente empregadas na geração de eletricidade, por alternativas limpas e não poluentes.

e. abrigam os espaços de economia mais dinâmica do mundo contemporâneo, onde se localizam os principais centros de decisão que comandam a atual ordem mundial.

Question 3

Notas: 1

(ENADE 2009 – Adaptado) Leia o trecho:

“O movimento antiglobalização apresenta-se, na virada deste novo milênio, com uma das principais novidades na arena política e no cenário da sociedade civil, dada a sua forma de articulação/atuação em redes com extensão global. Ele tem elaborado uma nova gramática no repertório das demandas e dos conflitos sociais, trazendo novamente as lutas sociais para o palco da cena pública, e a política para a dimensão, tanto na forma de operar, nas ruas, como no conteúdo do debate que trouxe à tona: o modo de vida capitalista ocidental moderno e seus efeitos destrutivos sobre a natureza (humana, animal e vegetal)”. GOHN, 2003.

É CORRETO afirmar que o movimento antiglobalização referido neste trecho:

Escolher uma resposta.

a. defende outro tipo de globalização, baseado na solidariedade e no respeito às culturas, voltado para um noto tipo de modelo civilizatório, com desenvolvimento econômico, mas também com justiça e igualdade social.

b. é composto por atores sociais tradicionais, veteranos nas lutas políticas, acostumados, com o repertório de protestos políticos, envolvendo, especialmente, os trabalhadores, sindicalizados e suas respectivas centrais sindicais.

c. recusa a utilização de mídias, tradicionais ou novas, que são consideradas irrelevantes para as suas ações e não proporcionam visibilidade e legitimidade mundiais na divulgação dos movimentos de sua agenda.

d. não cria uma rede de resistência, expressando atos de obediência civil, e propostas de manutenção da atual forma de globalização, que não é considerada como o principal fator da exclusão social existente.

e. aprova as imposições de um mercado global, uno, voraz, além de aceitas os valores impulsionadores da sociedade capitalista, alicerçada no lucro e no consumo de mercadorias supérfluas.

Question 4

Notas: 1

(Adaptado de ENADE 2009). O Brasil tem assistido a um debate que coloca, frente a frente, como polos opostos o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental. Algumas iniciativas merecem considerações, porque podem agravar ou desencadear problemas ambientais de diferentes ordens de grandeza.

Entre essas iniciativas e suas consequências é correto afirmar que:

Escolher uma resposta.

a. os incentivos ao consumo, sobretudo aquele relacionado ao mercado automobilístico, para que o Brasil pudesse se livrar com mais rapidez da crise econômica, não agravarão e até atenuarão problemas ambientais já existentes como a poluição do ar e o intenso fluxo de veículos nas grandes cidades.

b. a construção de obras previstas pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) tem levado à redução dos prazos necessários aos estudos de impacto ambiental, mas este fato não interfere na sustentabilidade do projeto.

c. a preocupação mais voltada para a floresta e os povos amazônicos coloca em alerta os ambientalistas, ao deixar em segundo plano as ameaças aos demais biomas.

d. a exploração do petróleo encontrado na plataforma submarina pelo Brasil terá, ao lado dos impactos positivos na economia e na política, consequências ambientais positivas, decorrentes do modelo atual de consumo de combustíveis fósseis.

e. a construção de grandes centrais hidrelétricas nas bacias do Sudeste e do Sul gera mais impactos ambientais do que nos grandes rios da Amazônia, nos quais o volume de água, o relevo e a baixa densidade demográfica reduzem os custos da obra e o passivo ambiental.

Question 5

Notas: 1

A educação ambiental abrange propostas que propiciam condições para uma maior integração dos indivíduos com o meio ambiente e a adoção de uma visão global e crítica acerca das questões ambientais, centradas em:

Escolher uma resposta.

a. informação, sensibilização, conscientização e comunicação social.

b. sensibilização, informação, conhecimento e difusão técnica.

c. conscientização, mudança de comportamento, desenvolvimento de competências, capacidade de avaliação e participação.

d. conhecimentos, habilidades e competências técnicas.

e. sensibilização, informação, conscientização, construção de atitudes e habilidades políticas.

Question 6

Notas: 1

(FATEC - Adaptado) Considere o que se afirma sobre problemas no meio ambiente:

Um dos maiores poluentes dos oceanos é o petróleo. Com o intenso tráfego de navios petroleiros, esse tipo de poluição alcança níveis elevadíssimos.

Calcula-se que a poluição do ar tenha provocado uma diminuição do teor de gás carbônico na atmosfera, participando da diminuição do aquecimento global.

A maior parte dos resíduos pode ser recuperada ou reciclada. A maior parte da produção brasileira é composta por produtos reciclados.

Está correto apenas o que se afirma em:

Escolher uma resposta.

a. I e II.

b. III.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com