TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pericardite

Resenha: Pericardite. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/2/2015  •  Resenha  •  1.153 Palavras (5 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 5

A pericardite é uma inflamação do pericárdio, isto é, da membrana que forma uma espécie de saco em volta do coração, e pode ser desencadeada por múltiplos problemas médicos muito diferentes, incluindo:

Infecção viral ― A pericardite viral pode ser causada por uma infecção por diversos tipos de vírus, incluindo coxsackievirus, echovirus, adenovírus, vírus da imunodeficiência humana (VIH), vírus que causam papeira ou vírus que causam hepatite.

Infecção piogénica (produtora de pus) ― A pericardite piogénica é uma infecção que envolve o coração e que produz pus. Tem diversas causas, incluindo a ruptura (abertura) do esófago (tubo do aparelho digestivo que vai da boca até ao estômago), uma infecção após uma cirurgia cardiotorácica ou a disseminação de uma endocardite (uma infecção do revestimento interno do coração e das válvulas cardíacas).

Tuberculose ― A pericardite tuberculosa pode ocorrer como parte de uma infecção tuberculosa activa.

Urémia ― A pericardite urémica pode ocorrer em pessoas com urémia, que é uma acumulação de ureia e de outros produtos residuais do sangue causados por uma falência renal.

Ataque cardíaco (enfarte do miocárdio) ― A pericardite pode ser desencadeada por uma destruição do músculo cardíaco num ataque cardíaco.

Traumatismo cardíaco ― Tal como no ataque cardíaco, a lesão do coração causada por um traumatismo (um ferida perfurante ou uma pancada forte no tórax) ou uma cirurgia cardíaca podem igualmente desencadear uma pericardite.

Doença reumática ou doença vascular do colagénio ― As doenças reumáticas (artrite reumatóide, esclerodermia e poliarterite nodosa) e as doenças vasculares do colagénio, especialmente o lúpus eritematoso disseminado, podem igualmente causar pericardite.

Outras causas raras de pericardite incluem: radioterapia para o tratamento de cancros no tórax ou cancros no tórax per si, sífilis, infecção fúngica ou infecção parasitária. Por vezes não é encontrada uma causa concreta.

Nalgumas pessoas com pericardite, um líquido acumula-se dentro da espécie de saco formado pelo pericárdio, uma situação denominada de derrame pericárdico. Se o derrame pericárdico for suficientemente grande, pode interferir com a capacidade do coração para encher normalmente e para bombear o sangue, uma situação chamada tamponamento cardíaco. Noutras pessoas, o estádio mais precoce da pericardite progride para uma pericardite constritiva, um problema no qual o pericárdio inflamado aumenta de espessura e se contrai em volta do coração, interferindo com a função cardíaca.

Sintomas

Os sintomas clássicos de pericardite são febre e dor no peito. Esta dor no peito pode ser de curta duração e aguda ou persistente e constritiva, situando-se geralmente abaixo do esterno, mas pode igualmente irradiar para o pescoço e para os ombros. Em muitos doentes, a dor no peito torna-se mais intensa se respirarem fundo, engolirem, tossirem ou se deitarem, enquanto a posição sentada ou a inclinação do tronco para a frente podem aliviar a dor.

Os doentes com tamponamento cardíaco podem apresentar uma pressão arterial baixa e falta de ar, enquanto os que apresentam uma pericardite constritiva referem igualmente dificuldade em respirar, juntamente com edemas (inchaço) dos tornozelos, pernas e abdómen.

Diagnóstico

O médico irá rever a sua história clínica, especialmente qualquer história de infecção viral recente, ataque cardíaco, traumatismo torácico, cirurgia torácica, tuberculose, doença renal, doença reumática ou doença vascular do colagénio. O médico irá igualmente pedir-lhe para descrever a dor no peito, incluindo a sua localização, os factores desencadeantes (tossir, engolir, respirar fundo), a sua duração e os factores de alívio.

Em seguida, o médico irá examiná-lo, utilizando um estetoscópio para ouvir um som característico de atrito, semelhante ao causado pelo couro, que pode surgir nos doentes com pericardite. Este som é chamado atrito pericárdico. Outros testes que podem proporcionar ao médico uma evidência adicional de pericardite incluem:

Electrocardiograma (ECG)

Ecocardiograma, um exame indolor que utiliza ultra-sons para delinear as estruturas no interior e em volta do coração

Radiografia simples do tórax

Ressonância magnética nuclear (RMN) ou tomografia computorizada (TAC), necessárias em alguns casos para procurar alterações no pericárdio.

No caso de se ter desenvolvido um derrame pericárdico, pode ser retirada uma amostra do líquido que se encontra em volta do seu coração por aspiração com uma agulha esterilizada, com análise posterior num laboratório. Além disso, dependendo da causa suspeita de pericardite, pode necessitar de um teste para a tuberculose ou de análises de sangue adicionais para procurar sinais de infecção, ataque cardíaco, doença reumática ou doença vascular do colagénio.

Duração esperada

Em algumas formas de pericardite, especialmente nas causadas pela maior parte das infecções virais, por um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com