TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Peças All-type E Completa

Exames: Peças All-type E Completa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  1.589 Palavras (7 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 7

PERGUNTA 1

Abaixo você tem alguns fragmentos compilados de uma pesquisa na qual o autor* identifica e descreve o processo de desenvolvimento, implantação, aceitação e disseminação de políticas e práticas de gestão de recursos humanos em uma empresa de comércio varejista de uma cidade do norte do Rio Grande do Sul utilizando a teoria institucional como base de análise.

*GIOTTO, Olívio Tiago. Gestão de pessoas: políticas institucionalizadas em uma empresa no sul do país. Dissertação (Mestrado em Administração) Fundação Universidade Regional de Blumenau. Blumenau, 2009.

Avaliar o processo de desenvolvimento, implantação, aceitação e disseminação de políticas e práticas de gestão de recursos humanos numa empresa familiar de comércio varejista de uma cidade do norte do Rio Grande do Sul, utilizando a teoria institucional como base de análise.

É correto afirmar que o texto em destaque contém:

a.

O problema da pesquisa.

b.

O objetivo da pesquisa.

c.

As justificativas da pesquisa.

d.

A hipótese da pesquisa.

e.

A definição das técnicas utilizadas na pesquisa.

0,8 pontos

PERGUNTA 2

A pesquisa de abordagem qualitativa comporta múltiplas propostas teórico metodológicas, pode incluir um grande número de pessoas ou um número pequeno. A decisão sobre o número de pesquisados encontra-se associada ao problema e aos objetivos da pesquisa, apoia-se no referencial teórico e no método escolhido. Nesse caso, é correto afirmar:

I Não existe um padrão único que estabeleça a forma de composição do grupo ou a sua dimensão.

II A ética do pesquisador é essencial nessa modalidade de pesquisa.

III A entrevista constitui uma técnica de pesquisa que proporciona ao pesquisador informações a respeito do que as pessoas sabem, creem, esperam, sentem ou desejam.

IV O caráter biográfico da técnica “história de vida” impossibilita a elaboração de um problema de pesquisa bem como a definição de objetivos compatíveis à pesquisa qualitativa. Ao adotar essa técnica é essencial registrar a história de vida de 75% do universo de pessoas envolvidas no fenômeno estudado.

V O quadro teórico, também denominado fundamentação teórica ou revisão da literatura, é fundamental para a definição do problema e dos objetivos da pesquisa qualitativa.

As afirmações I,II, III e IV estão corretas.

As afirmações II, III e V estão corretas.

As afirmações I,II e III estão corretas.

As afirmações I,II, III e V estão corretas.

Todas as afirmações estão corretas.

0,8 pontos

PERGUNTA 3

Segundo o material referencial, uma hipótese não é enunciada em forma interrogativa e nem em forma condicional, mas é uma afirmação, provisória, que se faz, em forma de sentença declarativa.

Neste sentido, analise as afirmações abaixo:

I - A hipótese deve ser verificável pelos processos científicos: deve conter julgamentos morais, embora possa estudar julgamentos de valor.

II - A hipótese deve ser consistente: a consistência indica que o enunciado não está em contradição nem com a teoria, nem com o conhecimento científico mais amplo.

III - A hipótese deve ser plausível: isto é, deve indicar uma situação possível de ser admitida, de ser aceita.

Acerca das afirmações acima, assinale a opção correta.

A primeira e a segunda são falsas e a terceira verdadeira.

Todas são verdadeiras.

A primeira é verdadeira e as últimas, falsas.

A primeira é verdadeira e as últimas, falsas.

Somente a primeira é falsa.

0,8 pontos

PERGUNTA 4

Considerando o que foi apresentado no conteúdo referencial, sabe-se que os dados brutos não fornecem espontaneamente muitas informações; é necessário colocá-los em ordem, transformar sua apresentação, reunindo as informações de maneira organizada a fim de permitir sua análise e interpretação.

Pensando na elaboração dos dados, marque a alternativa correta:

Seleção: de posse o material coletado, o pesquisador não precisa verificá-lo criticamente, neste caso, excessos de dados são bem vistos.

Codificação: codificar pode significar também transformar o que é qualitativo em quantitativo, para facilitar não só a tabulação dos dados, mas também sua comunicação.

As alternativas a e b estão corretas e se completam.

Tabulação: os dados são classificados em conjunto e sem a divisão de grupos.

Codificação e tabulação fazem parte da mesma fase da elaboração de dados, ambos consistem em dispor dados em tabelas.

0,8 pontos

PERGUNTA 5

Na investigação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com