TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Aula Cadeia Alimentar

Por:   •  16/8/2019  •  Abstract  •  1.178 Palavras (5 Páginas)  •  2.215 Visualizações

Página 1 de 5

I. Plano de Aula:  14/05//2019 e 17/05/2019

II. Dados de Identificação

Escola: Escola Estadual Professor Gabriel Mandacaru

Professor (a): Lucilene

Pibidianos: Anna Beatriz B. Oliveira, Andressa, Lorena S. Fernandes, Marcelo A. Silva

Disciplina: Biologia

Data: 14/05/2019

Turma: 1º ano

III. Tema

3.1) Tema: Relações alimentares

3.2) Conceito(s) fundamental(is): Cadeia alimentar,teia alimentar e  níveis de energia.  

3.3) Tempo estimado: 2 aulas de 50 min

IV. Objetivos (a serem alcançados pelos alunos)

4.1) Objetivo geral: Compreender e difereciar cadeia e teia alimentar

4.2) Objetivos específicos: diferenciar cadeia alimentar de teia alimentar; identificar produtores, consumidores e decompositor; reconhecer seres autotróficos e heterotróficos; compreender níveis tróficos; identificar a posição trófica na cadeia alimentar.

V. Conteúdos Conceituais: conteúdos programados para a aula e que deverão ser apresentados em tópicos

1) Produtores

2) Consumidores

3) Decompositores

4) Seres autróficos

5) Seres heterotróficos

6) Cadeia alimentar

7) Teia alimentar

8) Nível trófico

Conteúdo procedimental: descrição da abordagem teórica e prática do tema

Conteúdo atitudinal: indicar os valores, atitudes ou normas a serem realizadas pelos alunos, por exemplo, a cooperação, solidariedade, trabalho em grupo, gosto pela leitura, respeito, ética etc.

VI. Procedimento Metodológico: descrição da abordagem teórica e prática do tema

1º momento: Iremos levar os meninos para fora da sala de aula para aplicar um jogo de queimada com eles.

Os alunos irão ser divididos em 2 grupos. Cada grupo deve conter produtor, consumidor e decompositor.

Vamos identificar os alunos com plaquinhas, os decompositores ( bacterias e fungos), produtores ( alface, cenoura e dente-de-leão), consumidor 1º (coelho e gafanhoto), consumidor 2º (sapo e cobra), consumidor 3º (gavião). Os alunos irão ser colocados la quadra igual a figura 1.  Cada aluno disposto na quadra de queimada, irá estar com seu respectivo crachá constando o nome do ser vivo participante da cadeia alimentar, obedecendo ás seguintes regras, baseadas na sequencia lógica produtor-consumidor-decompositor de uma cadeia alimentar: os alunos/participantes localizados dentro da quadra só poderiam queimar o jogador adversário cujo nível trófico estiver abaixo do seu (ex. O coelho poderia queimar a alface; o gavião poderia queimar a cobra e assim por diante). Da mesma forma, os jogadores localizados no fundo da quadra designados como decompositores poderiam queimar apenas seu grupo correspondente, sendo assim a bacteria decompõe (principalmente) animais, então poderiam “queimar” apenas os alunos cok crachás de animais e fungos decompõe (principalmente) vegetais, podendo o aluno com o crachá de decompositor-fungo “queimar” apenas os alunos com crachás de produtores-vegetais. Cada vez em que ocorrer a queimada de um jogador o jogo será parado e o processo será discutido junto com a turma, com a finalidade de verificar se o processo trófico está bem fixado e entendido pelos alunos. Por fim, vece o jogo a equipe que queimar primeiro todos os participantes da equipe adversária.

[pic 3]

2º momento: Após os alunos terem jogado e entendido a cadeia alimentar, iremos aplicar um outro jogo para que eles diferenciem cadeia de teia alimetar.

Vamos posicionar os alunos em circulos dentro ou fora da sala de aula. O professor vai pendurar em cada aluno plaquinhas que irão conter todos os niveis tróficos. Logo após o professor se colocará no meio do circulo com um barbate e irá comecar a mediar a brincadeira fazendo perguntas como: Qual é o primeiro nível trófico envolvido em uma cadeia alimentar e que caracteristica esses seres vivos tem que lhes permite essa auto-suficiência? Os alunos deveráo indicar os alunos portadores dessas placa com o nome de algum produtor. Esse aluno segurará a ponta do barbante e, por meio do consenso do grupo e da condução do professor, estabelecerá a conexão com o segundo elo da cadeia, que será um consumidor primário. O rolo de barbante agora estará de posse do consumidor primário, mas ainda conectado com o produtor. As relações irão se estabelecendo até que cheguem ao organismo que é o último elo da teia, sendo que, assim, a teia estará terminada e os alunos terão feito a revisão da materia.

 

VII. Recursos didáticos

 Papel A4, caneta, tesoura,figuras de animais, cartolina, barbante e bola.

VIII. Avaliação da Aprendizagem

A avaliação dos alunos será feita de acordo com o andamento dos jogos, com a participação de cada um e com a contrução de cartazes sobre taia alimentar.

IX. Bibliografia

DOS SANTOS. P.G. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE-Produções Didático-Pedagógicas.  Londrina-PR. 2013.

KRUPER. R.G; DEON. G.A; FROELICH.A. “Queimada da cadeia alimentar”: uma proposta interdisciplinar na área de ciências para o ensino fundamental. Revista Educação e Linguagens, Campo Mourão, v. 5, n. 9, jul./dez. 2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (270.9 Kb)   docx (460.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com