TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE AULA - PIRÂMIDE ALIMENTAR

Por:   •  8/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  1.979 Visualizações

Página 1 de 3

PLANO DE AULA - Pirâmide Alimentar

Adaptado de: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/1812/piramide-alimentar-vamos-conhecer

Anos Iniciais - 5º Ano - Vida e evolução

Habilidade(s):

EF05CI08: Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo etc.) para a manutenção da saúde do organismo.

Objetivos de aprendizagem: Conhecer e discutir as propriedades da pirâmide alimentar brasileira.

Sobre o plano: objetivo não é apresentar um aprofundamento da temática, mas sim realizar uma aproximação da turma aos conhecimentos que se pretende construir ao longo de algumas aulas.

___ - Questionar e Levantar Questões: Alguém já ouviu falar em pirâmide alimentar? Qual é a forma de uma pirâmide? Para que será que ela serve?

Essas questões devem introduzir a discussão sobre a pirâmide alimentar e sua utilidade. Este não é o momento de trazer conceitos preestabelecidos para os alunos, mas sim de envolvê-los na temática da aula, estimulando a participação de todos e descobrindo quais conhecimentos prévios eles trazem consigo.

___ - Contextualização:

[pic 1]

A prima da Ana só colocou arroz no prato. Será que só comer arroz é o ideal para o nosso corpo funcionar bem? E o prato do tio que só tinha carne e macarrão, será que é um prato equilibrado? Será que todos os alimentos (frutas, pão, carne, doce, manteiga) fazem parte de um único grupo? Qual a diferença entre eles? O que eles têm em comum?

___ - Questão disparadora: Aproveite o momento para levantar as vivências dos alunos referente à temática:

O que você costuma comer? Quais alimentos fazem parte do seu dia a dia? O que significa se alimentar bem?

____- Mão na massa: Separe a turma em três grupos e distribua, para cada um, materiais de pesquisa sobre os

alimentos (suas funções e os seus grupos) e algumas tiras de papel em branco, para que os alunos registrem os alimentos. Cada grupo receberá materiais sobre um tipo de grupo alimentar (ou energético, ou regulador ou construtor). Peça aos alunos que leiam seu material e anote em uma folha os seguintes aspectos: Qual benefício esse tipo de alimento traz para o corpo? Dentro desse grupo alimentar existem subgrupos? Converse com a turma que o grupo deve escrever, nas tiras de papel em branco, alimentos que julguem ser pertinentes ao grupo de alimentos de sua pesquisa, para além daqueles que já estão registrados no material que receberam. Oriente as

crianças a citar alimentos comuns na região onde moram. Observação: É importante atentar-se para os alunos que ainda não leem com fluência. O professor pode fazer o papel de leitor ou determinar um aluno fluente na leitura para

realizá-la em voz alta no grupo.

____- Compartilhar as descobertas: Alunos têm o momento da fala respondendo as seguintes perguntas:

Que tipo de alimento você estudou? Qual o benefício ele traz para o corpo? Dentro desse grupo alimentar existem subgrupos?

___ - Mão na massa: Alunos colocam a lista de alimentos na pirâmide alimentar e retomam a história da Ana para terem propriedades em ajudar nos questionamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (198.4 Kb)   docx (274 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com