TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plantas Toxicas

Dissertações: Plantas Toxicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  2.037 Palavras (9 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 9

Plantas toxicas

Características das toxinas de plantas

1. Toxina de plantas são produtos secundário de seu metabolismo (não são essenciais para o crescimento ou reprodução de plantas).

2. As toxinas parecem estar envolvidas como um adjuvante no mecanismo de sobrevivência da planta. Muitas toxinas de plantas são amargo ou induzem acentuadas alterações fisiológicas que reduzem o desenvolvimento ou a sobrevivência dos predadores das plantas (p. ex., ruminante).

3. As substancias tóxicas existente em plantas variam amplamente em estrutura e propriedades químicas. Muitas toxinas com característica química semelhante propriedades químicas (p. ex., alcaloides, glicosídeos e saponinas) ocorrem dentro de uma variedade de gêneros ou espécies de plantas.

Fatores que favorecem as intoxicações relacionadas com plantas

1. Condições climáticas adversas podem influenciar o metabolismo da planta, aumentando a produção de metabolitos secundários pela planta. Por exemplo, a produção de glicosídeos cianogênios é influenciada pela temperatura do ambiente.

2. Praticas agrícolas (p. ex., fertilização e tratamento com herbicidas) podem alterar o metabolismo da planta e aumentar os metabólitos secundários.

3. Praticas de manejo animal podem colocar os animais em risco quanto a plantas toxicas no seu ambiente:

a) Deficiências nutricionais podem induzir anormalidades no apetite em animais, levando ao consumo não usual de plantas tóxicas.

b) Pastoreio excessivo propicia forragem insuficiente, levando o animal a consumir plantas tóxicas. Além disso, o pastoreio excessivo pode levar ao aumento relativo do numero de inços na pastagem, muitos dos quais podem ser tóxicos.

c) A coloração de animais sedentos ou famintos em locais estranhos após viagem ou transporte pode levá-los ao consumo de plantas tóxicas.

d) O confinamento pode acarretar consumo de plantas toxicas por animais de companhia, como resultado de curiosidade ou tedio.

Reconhecimento das intoxicações produzidas por plantas

O reconhecimento preciso dos problemas com plantas tóxicas depende de:

1. Familiaridade com as toxicas da região, incluindo as de jardim e ornamentais internas.

2. Conhecimento das variações sazonais na concentração de substancias tóxicas em plantas.

3. Acesso a outros recursos:

a) Agrônomos, botânicos, extensionistas, especialistas em ervas e hortaliças, professores universitários podem auxiliar na identidade de plantas tóxicas suspeitas.

b) Manuais de identificação quanto ao tipo e classificação das plantas tóxicas em determinadas áreas são disponíveis nas faculdades de agronomia, serviços de extensão, agências governamentais e editoras privadas.

Diagnostico de intoxicações relacionas com plantas tóxicas

Centenas de plantas são consideradas tóxicas com base em registros leigos, associações clinicas ou em pesquisas. Todavia, o numero de plantas que apresentam grande risco dentro de uma região geográfica especifica (p. ex., local de atendimento veterinário) é relativamente pequeno. Muitas vezes importância clinica determina pelo fato da planta tóxica ter sido realmente consumida pelos animais afetados.

1. A historia deve ser consistente com a oportunidade de consumo da planta.

a) Considerando a época do ano, local e extensão esperados para planta tóxica, disponibilidade de partes tóxicas especificas da planta e condições que favorecem o acúmulo de toxinas podem auxiliar o veterinário a estimar a probabilidade de intoxicação por plantas.

b) Outros fatores a considerar incluem

I. Mudanças na pastagem ou forragem ofertadas.

II. Descongelamento recente de neve, ou crescimento de plantas após inundações.

III. Potencial de super-pastoreio.

2. Exame do ambiente ou ingesta deve confirma que a planta tóxica disponível foi realmente consumida.

3. Sinais clínicos e lesões devem ser compatíveis com os efeitos conhecidos para as plantas suspeitas.

4. Diagnostico laboratorial. Os principais tóxicos de plantas frequentemente não são detectados pelos testes rotineiros disponíveis ou por análises químicas. É preciso saber da disponibilidade de testes químicos confirmatórios para plantas importantes e do interesse de uma clinica veterinária específica.

5. Identificação de plantas tóxicas é mais fácil se uma amostra de planta inteira é disponível, incluindo a inflorescência. O historio adequado do local de coleta é essencial.

Tratamento e prevenção de intoxicação relacionadas com plantas

1. Tratamento.

a) Redução da exposição. Deve-se evitar o acesso de animais ás plantas tóxicas e prover o local com quantidade adequada de água e fonte alternativa de alimento.

b) Desintoxicação. A desintoxicação oral imediata com uso de eméticos ou lavagem gástrica seguida por carvão ativado catártico osmótico é a terapia racional recomendada, a menos que especificamente contra indicada.

2. Prevenção.

Não são disponíveis antídotos específicos para muitas plantas tóxicas;

portanto, medidas gerais de prevenção são de importância fundamental.

a) Quando houver a introdução de animais em pastagem ou campos contendo plantas tóxicas, deve-se realizar um período de aclimatação, e os animais devem receber suplemento alimentar alternativo para limitar o consumo inicial de plantas tóxicas.

b) Pastoreio excessivo e carência de água devem ser evitados.

c) Deve-se evitar a acessos de animais em áreas recentemente tratadas com herbicidas. Alguns herbicidas, especialmente derivados do ácido fenoxi acético, podem aumentar a palatabilidade de algumas plantas tóxicas.

d) Deve-se evitar alimentar animais com forragens ou silagens que contenham plantas tóxicas, pois os animais não conseguirão separar as plantas tóxicas da parte favorável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com