TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTOXICAÇÃO POR PLANTAS TÓXICAS EM GRANDES ANIMAIS

Por:   •  8/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  561 Visualizações

Página 1 de 3

INTOXICAÇÃO POR PLANTAS TÓXICAS EM GRANDES ANIMAIS (08/11)

- Palicourea macgravii (erva do rato)

- Pteridium sp (samambaia)

- Brachiaria decumbens

Palicourea macgravii (erva do rato/cafezinho): principal causa de morte súbita em bovinos, apresenta uma boa palatabilidade, porém é altamente tóxica; apresenta um efeito cumulativo, quanto mais o animal ingere mais tóxico fica. Os bovinos são os animais mais sensíveis sobre o efeito tóxico desta planta. Bovinos, bubalinos, coelhos, anfíbios, aves.

Apresenta uma dose tóxica muito baixa (0,6 g/kg) e a distribuição dela é maior (norte, nordeste, centro oeste, sudeste).

Principio ativo: cafeína, n-metiltiramida, 2-metiltetrahidro-beta-carboline, ácido monofluoracetato de sódio (principal) – interfere no metabolismo energético celular bloqueando o ciclo de Krebs (intoxicação aguda, em até 24h o animal morre)  leva um acúmulo de citrato nos tecidos (ex: coração – fibrilação ventricular, falência respiratória, insuficiência renal).

Mecanismo de ação: Monofluoracetico + acetil-coenzima A  Fluoracetil-CoA + Oxalacetato  Citrato sintase  FLUOROCITRATO que age bloqueando a enzima aconitase, interferindo no processo de respiração celular.

Sinais clínicos (depende da onde o citrato se acumular e da espécie): efeito sobre o coração (ruminantes e coelhos), tanto no coração quanto no SN central (gatos e equinos), SN central (cães, cobaias, ratos, hamsters).

Bovinos  a evolução é superaguda (rápida), alterações circulatórias que chegaram aos músculos causando tremores musculares, desequilíbrio dos membros pélvicos, respiração ofegante, instabilidade, caem em decúbito lateral, convulsões tônicas. O coração, rins e cérebro sofrem com essa falta de ATP.

Diagnóstico: bioquímico – hiperglicemia, aumento dos níveis séricos de citrato, hipocalcemia e azotemia renal (função renal diminuída), pode ser feito um exame toxicológico por cromatografia de tecidos, quantificando os níveis séricos de citrato nos tecidos (fígado e rim), exame de sangue (se der tempo), necropsia (inespecífico).

Diagnóstico diferencial: plantas que causam morte subida (dependendo da região pode ter mais plantas que apresentem o mesmo sintoma), planta cianogênicas como o Mnihot spp, doenças com evolução superaguda, como o carbúnculo hemático.

Tratamento:

Pteridium sp (samambaia do campo): é encontrada em todos os continentes e em todas as regiões brasileiras, segunda causa de morte por intoxicação por plantas tóxicas em bovinos (espécie mais sensível). Todas as partes da samambaia contem os princípios tóxicos em forma ativa. O broto da samambaia é a parte mais tóxica, é onde se concentra todos os princípios ativos.

Princípios ativos: tanino, quercetina, ácido chiquimico, prumasina, ptaquilosideo, aquilideo A e canferol.

Manifestações clínicas: diátese hemorrágica (hemorragia na pele e nas mucosas, pode ocorrer diarréia com sangue, os sintomas começam a aparecer de 3-8 semanas de ingestão continua), hematúria enzoótica (os sinais aparecem lentamente, sempre com mais de dois anos, sangue na urina,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (69.4 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com