TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Polyana

Tese: Polyana. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2013  •  Tese  •  555 Palavras (3 Páginas)  •  662 Visualizações

Página 1 de 3

1- Leia com atenção o texto e sublinhe todos os substantivos próprios:

Lúcia e Rogério foram ao Carrefour para fazer algumas compras. Logo depois que saíram do caixa, foram até o McDonald’s e compraram uma Coca-Cola bem geladinha, porque estava muito calor.

No caminho para casa, Rogério estava distraído com seu Fandangos e acabou sujando seu Nike em uma poça de lama que tinha na calçada.

Lúcia aproveitou que iam passar na frente de uma banca e comprou uma Mônica para ler mais tarde.

Quando chegaram em casa, Rogério estava todo suado e resolveu tomar um banho e se refrescar. Enquanto isso, Lúcia ficou assistindo um pouco de TV, pois já estava passando Procurando Nemo e ela não podia perder.

• Agora, re-escreva todo o texto substituindo os substantivos próprios que você grifou, por substantivos comuns referentes a eles:

Uma mulher e um homem foram______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2- Escreva 3 Substantivos Comuns que estão presentes na sala de aula.

3- Escreva os nomes de todos os alunos da sua sala em ordem alfabética. Lembre-se que todos os nomes são Substantivos Próprios.

4- Sublinhe os adjetivos das frases abaixo:

a) As belas borboletas dançavam sobre as flores.

b) Os cadernos velhos serviram para Júlio ler as anotações de Carla.

c) O filme americano tinha muitas cenas de violência.

d) Gostei muito da macarronada italiana.

5- Nessa história, você vai participar, fazendo os personagens serem do jeito que quiser. Complete com adjetivos.

Era uma vez um príncipe ____________________________ que morava em um palácio ____________________________ às margens de um ____________________________ rio. Do outro lado deste rio, ficavam as terras de outro país. Lá morava uma ____________________________ princesa. O ____________________________ amigo do príncipe era um dragão ____________________________ que morava numa floresta ____________________________ que também ficava às margens de um rio. Todos os dias o príncipe se banhava nele, ele era um ____________________________ nadador. E todos dias a princesa tomava banho de sol, na margem oposta, sem nunca se encontrarem porque as margens eram muito ____________________________.

6- Circule os adjetivos no parágrafo seguinte.

Em uma pequena fazenda, existia uma vaca brava chamada Mimosa. Certa vez, ela fugiu e se escondeu em um grotão com seu bezerro novo. Fernando e seu João Vítor correram um grande risco, mas no final da enorme confusão conseguiram capturá-la.

7- Pense e escreva:

a) três palavras monossílabas:

___________________________________________________________

b) três palavras dissílabas:

______________________________________________________________

c) três palavras trissílabas:

______________________________________________________________

d) três palavras polissílabas:

______________________________________________________________

8- Separe as sílabas das palavras e classifique-as de acordo como número de sílabas.

tônica_____________________________________________________________

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com