TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Polyana Pereira Morelato

Dissertações: Polyana Pereira Morelato. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2015  •  212 Palavras (1 Páginas)  •  627 Visualizações

Para responder esta questão, tenha em mãos o texto “Convênio de Taubaté”.

A política de valorização do café consistia na retenção de parte da oferta de café na forma de estoques. As bases dessa política foram estabelecidas no Convênio de Taubaté, celebrado em fevereiro de 1906 entre os estados produtores — Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Celso Furtado chamou essa política de “socialização das perdas”, já que as perdas do setor cafeeiro se espalhavam por toda a sociedade.

Identifique no texto Convênio de Taubaté uma medida que melhor represente a “socialização das perdas.” Especifique o artigo, ou os artigos.

RESPOSTA DO ALUNO:

O Convênio de Taubaté foi firmado entre os governadores de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro - os três maiores produtores de café na época. O café - principal produto das exportações brasileiras, atravessava uma crise de superprodução que levaria à depreciação dos preços no mercado internacional. Pressionados pelos cafeicultores, os governos estaduais comprometeram-se a adquirir os excedentes da produção.

Essas compras seriam financiadas por meios de empréstimos externos e os estoques resultantes seriam vendidos no caso de falta do produto no mercado. O Convênio de Taubaté constituiu o marco inicial da " Política de Valorização do Café", que produziu a " privatização dos lucros e a socialização das perdas".

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com