TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pompage

Trabalho Universitário: Pompage. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2013  •  769 Palavras (4 Páginas)  •  2.319 Visualizações

Página 1 de 4

Pompage

Antes de falarmos em pompage precisamos falar sobre as fáscias. Anatomicamente a palavra “fáscia” designa uma membrana de tecido conjuntivo fibroso de proteção de um órgão, ou de um conjunto orgânico.

A palavra fáscia que aqui iremos trabalhar foi inventada por osteopatas. A palavra fáscia no singular não representa uma entidade fisiológica, mas um conjunto membranoso, muito extenso, no qual tudo está ligado. Esse conjunto de tecidos que constitui uma única peça trouxe a noção de globalidade no qual se apoiam todas as técnicas modernas de terapia manual.

Anatomia da fáscia

Duas grandes fáscias envolvem mais ou menos por completo o corpo humano: a fascia surficialis e a aponeurose superficial.

Em geral, entendemos por “cadeias de fáscias” uma sucessão de tecidos conjuntivos que se supõe terem uma mesma função.

O tecido conjuntivo representa, praticamente, 70% dos tecidos humanos, e assim como todos os tecidos, o conjuntivo é formado por células conjuntivas: os blastos. São osteoblastos nos ossos, condroblastos na cartilagem,fibroblastos no tecido fibroso etc. Neles estão incluídas as fáscias que envolvem e estruturam a musculatura corporal. No âmbito desses tecidos, ocorre a circulação de água livre, não canalizada, responsável pelas trocas vitais de aporte de elementos nutritivos e retirada de toxinas.

Patologia da Fáscia

Não podemos, logicamente, considerar toda patologia do conjuntivo, a da propagação dos vírus, a das afecções de nutrição e eliminação etc. Um trabalho de tão grande, não pode ter lugar em um tratado tão pequeno. Podemos apenas considerar de forma genérica as patologias Mecânicas que nos dizem respeito diretamente, que podemos combater por meios de nossos tratamentos fisioterápicos.

É em seu líquido lacunar que se inicia a função de eliminação linfática, o motor dessa circulação lacunar, é a mobilidade da fáscia, seus deslizamentos contínuos sobre os tecidos vizinhos. Em tais condições, é fácil entender que toda imobilidade da fáscia, todo bloqueio de sua mobilidade acarreta uma estase líquida.

Conhecemos perfeitamente os edemas decorrentes da imobilização. São frequentemente tratados por nós em fisioterapia. Ao lado de tais manifestações importantes e evidentes, numerosas pequenas estases locais são frequentes e não são tão facilmente percebidas e, portanto, não são adequadamente valorizadas. São asssim fontes de tensões anormais que se manifestam com frequência por dores ou mesmo em impossibilidades articulares de micromovimento. Manifestam-se, enfim, muitas vezes, pela célebre celulite.

“AS POMPAGES”

É uma técnica de terapia manual, e simples de ser aplicada, traz benefícios aos pacientes quase de imediato. Foi desenvolvida por um osteopata Norte-Americano chamado Cathie, e o francês Marcel Bienfait.

Objetivos da Pompage:

• Relaxamento muscular

No caso de contração e retração, quando as moléculas de actina e miosina interpenetram-se excessivamente, há diminuição do comprimento muscular, no que seguem os elementos conjuntivos do músculo. A pompage, realizada no sentido das fibras musculares, promove um deslizamento dessas moléculas em sentido contrário e aumenta o comprimento total do músculo.

• Favorecimento da circulação

Se uma retração muscular, uma cicatriz, um edema provocarem uma estase, haverá ausência de mobilidade entra as fáscias, e a circulação de água livre, denominada lacunar, não ocorre eficientemente, porque depende da mobilidade entre os tecidos, visto não haver uma bomba a ela destinada. Neste caso, a pompage dever ser realizada com o objetivo de liberar os bloqueios e promover a circulação lacunar.

Indicações

• Contraturas musculares não agudas

• Estase líquida (ausência do líquido intersticial)

• Encurtamentos e tensões musculares

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com