TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Pompages

Artigo: As Pompages. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/8/2013  •  Artigo  •  206 Palavras (1 Páginas)  •  408 Visualizações

As Pompages

As pompages podem ter diferentes objetivos dependendo da forma de sua utilização. Com objetivo circulatório as pompages buscam liberar os bloqueios e as estases líquidas, são realizadas sobre todo o segmento, mobilizando a fáscia amplamente. Objetivando o relaxamento muscular, são realizadas seguindo o sentido das fibras musculares. Utilizada nas degenerações cartilaginosas, são realizadas no sentido da descompressão articular, para restabelecer o equilíbrio hídrico da cartilagem ou limitar o ressecamento.

A técnica da pompage é realizada em três tempos: tensionamento, manutenção da tensão e tempo de retorno.

No primeiro tempo, “tensionamento”, o alongamento da fáscia é lento e progressivo, até o limite da elasticidade fisiológica;

Nas pompages com objetivo circulatório a “manutenção da tensão” deve ser realizada por alguns segundos até sentir o tracionamento para o ponto inicial provocado pela elasticidade tecidual e o “tempo de retorno” deve ser o mais lento possível, resistindo ao tracionamento das fáscias.

Nas pompages com objetivo de relaxamento muscular a “manutenção da tensão” possibilita o lento deslizamento dos miofilamentos de actina e de miosina, o “tempo de retorno” deve ser bastante lento para não provocar o reflexo contrátil muscular.

Nas pompages articulares a “manutenção da tensão” é a manutenção da descompressão articular de quinze a vinte segundos e o “tempo de retorno” é acessório.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com