TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pompage

Artigos Científicos: Pompage. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  660 Palavras (3 Páginas)  •  2.140 Visualizações

Página 1 de 3

POMPAGE

Foi desenvolvida por um osteopata Norte-Americano chamado Cathie, e o francês Marcel Bienfait.

Pompage significa, necessariamente, falar de ação no tecido conjuntivo. Possui efeito relaxante, melhora a circulação e quando aplicada em articulações, melhora a nutrição das cartilagens em sua volta.

É indicado em contraturas, estases líquidas ( edema), encurtamentos, retrações e para alívio de dores musculares e articulares.

CONTRA INDICAÇÃO.

Não são utilizadas em dores muito intensas que tem uma origem precisa, decorrentes, por exemplo, de uma perturbação orgânica

Sua aplicação consiste em três etapas distintas: tensionamento, manutenção e retorno, realizadas necessariamente nessa ordem.

O tensionamento é a tração feita no segmento corporal que só deve ir até a primeira resistência do tecido, já que a Pompage é caracterizada como uma técnica de movimentos suaves e gradativos

manutenção consiste em manter o segmento corporal do paciente na posição final da tensão exercida anteriormente. O tempo de manutenção varia de acordo com o objetivo desejado no tratamento.

retorno, o segmento corporal deve ser trazido de volta à posição inicial, com extremo cuidado e lentidão para não provocar um reflexo contrátil muscular nem tirar o paciente do estado de relaxamento.

A Pompage pode ser considerada como técnica introdutória de um tratamento mais completo, pois ela prepara a musculatura e o tecido conjuntivo para manobras futuras. Como também, é indicada para o fim da sessão, pois seu efeito relaxante é bem apreciado pelos pacientes.

O paciente deve-se posicionar em decúbito dorsal, com os membros inferiores alongados e não cruzados, seus braços ao longo do corpo e relaxados, palmas das mãos voltadas para o teto;

A pompage deve ser realizada de maneira suave e simétrica tensionando com as duas mãos simultaneamente.

As “pompages” articulares no sentido de descompressão têm como objetivo principal à recuperação dessa frouxidão fisiológica permitindo a fisiologia ligamentar. A descompressão podem ser realizadas em todos os planos de movimento; flexão, extensão, abdução, adução, rotação, de acordo com a rigidez a ser combatida.

É importante essencialmente para dores de tensão que aparecem todo os dias e raramente são agudas, ou mesmo insuportáveis. O conjunto do tecido conjuntivo fibroso – aponeuroses, septos intermusculares, tendões, cápsulas articulares, ligamentos, tratos fibrosos etc… Independente de sua função mecânica é também um imenso receptor dessa grande função sensitiva que é a propriocepção.

Podem ser realizadas com objetivo circulatório. Já que a fáscia assume um lugar importante e, sobre tudo o movimento fascial na circulação dos fluídos. As “pompages” procuram nesse caso, liberar os bloqueios e as estases. Serão exercidas sobre todo segmento, mobilizando a fáscia o mais amplamente possível.

Podem obter um relaxamento muscular. Nesse caso são realizadas seguindo o sentido das fibras musculares. Trata-se de uma técnica muito eficiente no tratamento das contraturas, dos encurtamentos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com