TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Power Flow

Tese: Power Flow. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  Tese  •  714 Palavras (3 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 3

Fluxo de Energia

Fluxo de energia é uma análise quantitativa de energia que flui em determinada cadeia alimentar, geralmente medida em joule/m².

O fluxo de energia pode ser analisado da seguinte maneira:

Parte da energia da presa não é assimilada pelo predador, que corresponde ao material não digerível que será disponibilizado para os decompositores. A eficiência da transferência de energia entre níveis tróficos também é reduzida devido a táticas de fuga da presa, ou de defesas químicas das plantas. Cada organismo consome boa parte de sua energia disponível em suas próprias atividades metabólicas, reduzindo a quantidade de energia disponível para os níveis tróficos superiores. Outra parte da energia de um sistema é simplesmente dissipada na forma de calor.

Pode-se perceber que são vários os fatores que propiciam a diminuição do fluxo de energia, através de cada nível trófico, conforme o nível trófico aumenta.

A pirâmide de energia consiste em representar graficamente as taxas de fluxo energético entre vários níveis tróficos. Pode-se perceber, então, que a pirâmide de energia sempre possui uma base maior, que representa os seres autótrofos e a cada nível para cima, fica mais estreita, pois representa um ser heterótrofo distinto da cadeia alimentar.

CICLOS BIOGEOQUÍMICOS

Um ciclo biogeoquímico pode ser entendido como sendo o movimento ou um ciclo de um elemento ou elementos químicos através da atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera da Terra. Tais elementos são essenciais à vida e são incorporados aos organismos na forma de compostos orgânicos ou através de diversas reações químicas.

Os elementos essenciais quando disponíveis na forma molecular ou iônica recebem o nome de nutrientes, divididos em macronutrientes (participam com quantidades superiores a 0,2% do peso orgânico seco ou p.o.s.) e os micronutrientes (participam com quantidades inferiores a 0,2% do p.o.s.).

CICLO DA ÁGUA

É a troca contínua de água do solo, das superfícies terrestres, águas subterrâneas e também das plantas. Os processos que fazem parte desse ciclo são: Evaporação dos oceanos, lagos ou outros meios de águas que evaporam para o ar, a transpiração de animais e plantas também. Precipitação da chuva na terra ou mar, ou seja, a condensação do vapor da água. Escoamento de montanhas ou rios que vão parar no oceano.

Têm-se dois tipos de ciclos, o pequeno que envolve vaporação e condensação; e o grande quando se tem a presença de animais contribuindo com respiração e transpiração.

CICLO DO CARBONO

O ciclo do carbono se resulta de apenas fatores sendo eles, a fotossíntese e a respiração, o carbono eliminado pela respiração dos indivíduos é utilizado pela fotossíntese das plantas.

CICLO DO NITROGÊNIO

Os processos desse ciclo são: a fixação, a nitrificação e a desnitrificação.

Fixação é o processo em que o nitrogênio é capturado da atmosfera, e fixado no solo através das bactérias, ou também por relâmpagos ou ainda de forma industrial.

Nitrificação é o processo feito por bactérias nitrificantes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com