TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preparação Neuromuscular

Ensaios: Preparação Neuromuscular. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2013  •  796 Palavras (4 Páginas)  •  774 Visualizações

Página 1 de 4

MATERIAIS E MÉTODOS

Métodos

Procedimento experimental:

O primeiro procedimento experimental foi à aplicação da anestesia para preparar o animal. O sapo, cobaia da prática, foi segurado com a mão esquerda de um aluno que deprimiu a cabeça do animal com o 2° e 3° quirodáctilos. Localizou a linha mediana do dorso da articulação atlo-occiptal e introduziu-se neste ponto uma agulha de uma seringa para a aplicação do anestésico (0,5 ml de Xilocaína 2%) no canal vertebral. Em siguida fixou-se o animal em decúbito dorsal na prancha de cortiça e fez-se uma incisão circular ao nível da articulação coxofemoral, retirou-se toda a pele do membro expondo os músculos da coxa e da perna. Após, isolou-se o músculo gastrocnêmio e com um fio de nylon prendeu-se o tendão de Aquiles, cortando o mesmo distalmente, separando a seguir os músculos da coxa com a pega vareta localizando o nervo ciático. Foi colocada a preparação sobre a prancha do quimógrafo e prendeu-se o joelho da pata dissecada com um alfinete e o tendão de Aquiles foi amarrado por um fio na alavanca do quimógrafo.

Experiências:

O primeiro passo da prática fora realizado com o estimulador elétrico, foi conectado e partindo do ponto de mínima voltagem aplicou-se estímulos isolados diretamente sobre o nervo ciático até encontrarmos o limiar de excitabilidade, ocorrendo a contração muscular, fez-se o mesmo procedimento com o músculo e encontrou-se o limiar de excitabilidade, feito isso, aplicou-se estímulos isolados com intensidade crescente para registrar as contrações musculares, a seguir foi dado um pequeno intervalo de tempo entre os estímulos e observando de forma isolada identificando o limiar máximo. Após um período de aproximadamente cinco minutos de repouso, foram aplicados estímulosmáximos isolados de 1 em 1 segundo aproximadamente.

Outro procedimento da prática fora realizado com os estímulos químicos: Retirou-se os eletrodos do animal e colocou-se um pouco de cloreto de sódio no músculo para obtenção de estímulos químicos e observou-se a contração involuntária, ou seja fasciculação.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Diante do experimento que fora realizado, analisou-se que para preparar a cobaia necessitou da aplicação de anestesia (Xilocaína) para poder da sequência a prática. Submeteu-se à aplicação de estímulos eletros-químico o músculo gastrocnêmio do sapo, induzindo o mesmo a contrações musculares por meio do nervo ciático e do próprio músculo.

Verificou-se o limiar de excitabilidade do nervo ciático e do músculo gastrocnêmico no sapo onde aumentou-se a carga positiva no interior da célula muscular,por meio de estimulador elétrico, tirando-o do estágio do potencial de repouso. Sendo que o nervo ciático respondeu na mínima voltagem de 0,3 milivolts, essa foi a tensão mínima para que ocorrece a contração muscular.O mesmo procedimento foi utilizado para o musculo gastrocnêmio,foi usado 0,4 millivolts, observou-se que a célula nervosa é mais excitável que a do músculo.

O resultado da somação temporal de estímulos sublimiares não foi possível obter.

O resultado do experimento chamado escala de contração. Os eletrodos entram em contato com o músculo para emitir um estimulo, de forma que a tensão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com