TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HOMEOSTASE, ADAPTAÇÕES AGUDAS E CRÔNICAS (CARDIORRESPIRATÓRIA, NEUROMUSCULAR), FONTES ENERGÉTICAS E BIONERGÉTICA.

Trabalho Universitário: HOMEOSTASE, ADAPTAÇÕES AGUDAS E CRÔNICAS (CARDIORRESPIRATÓRIA, NEUROMUSCULAR), FONTES ENERGÉTICAS E BIONERGÉTICA.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.169 Palavras (5 Páginas)  •  15.016 Visualizações

Página 1 de 5

HOMEOSTASE, ADAPTAÇÕES AGUDAS E CRÔNICAS (CARDIORRESPIRATÓRIA, NEUROMUSCULAR), FONTES ENERGÉTICAS E BIONERGÉTICA.

Trabalho, apresentado como requisito parcial para a obtenção da nota na disciplina de Bases Teórico-Metodológicas do Condicionamento Físico do Curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade São Francisco de Barreiras- FASB.

Professora orientadora: Laís Tonello

Barreiras, 06 de setembro de 2013.

INTRODUÇÃO

O ser humano ao praticar atividade física tem suas estruturas tanto físicas quanto fisiológica alteradas e podem ser bem analisadas através de vários processos como a homeostase, a retroalimentação, as adaptações agudas e crônicas. Para tudo isso acontecer é necessário que o corpo tenha energia, então podemos analisar a bioenergética e as fontes energéticas que são fornecidas através dos carboidratos, lipídeos e proteínas.

Tudo o que acontece em nosso organismo estão interligados, portando é interessante analisar os processo das alterações fisiológicas em conjunto.

HOMEOSTASE

É o controle das condições estáveis ou que não sofrem alterações no meio interno, tendo como propriedades a temperatura, ph, balanço hídrico, pressão arterial, entre outros componentes que são equilibrados no organismo para manter a vida em boa condição. Os mecanismos de regulação são os processos que mantém esta homeostase.

No sistema digestivo o meio interno é constituído através da absorção de alimentos, digestão e ingestão. No sistema respiratório o meio interno mantém a homeostase do gás carbônico e do gás oxigênio e o sistema endócrino ajuda manter a disponibilidade de substratos energéticos como os ácidos graxos, glicose e também mantém o equilíbrio hidroeletrolítico.

A retroalimentação negativa é um dos mecanismos de regulação desse processo, que mantém o equilíbrio da homeostase no organismo.

ADAPTAÇÕES

A adaptação é um fenômeno biológico fundamental que tem grande relevância prática nas atividades físicas e no esporte. Nesse sentido, o treinamento físico regular provoca uma série de estímulos que produzem modificações e adaptações estruturais e funcionais (TOURINHO HF. Rev Médica HSVP. 2001; 11: 23-30).

O corpo humano ao realizar exercício físico sofre adaptações cardiovasculares, respiratórias e neuromusculares. Essas adaptações são consequências do treinamento físico, onde ocorre uma mudança no organismo para se adaptar as necessidades fisiológicas, e são classificadas como aguda e crônicas. As adaptações agudas podem ser imediatas ou tardia. As respostas imediata ocorrem durante o exercício ou nos primeiros momentos após o termino do exercício físico, e as respostas tardia são analisadas em um período mais longo, em um prazo de 24 horas, 48 ou até 72 horas após o termino de uma sessão de exercícios físicos.

A adaptação crônica acontece quando uma pessoa pratica exercício a um longo prazo, o corpo vai está sofrendo alterações na estrutura e na parte fisiológica com os exercícios e o organismo vai se adaptando as essas mudanças que acontecem, assim deixando sempre para o próximo exercício o corpo com uma resistência melhor para prática do exercício.

Ao realizar exercício físico o corpo sofre adaptações agudas no sistema cardiorrespiratório como: elevação da FC e FR; aumento da musculatura cardíaca, aumento do débito cardíaco; aumento da temperatura corporal; aumento da pressão arterial; vasodilatação para os músculos ativos. E as adaptações crônicas são: aumento do débito cardíaco em exercício; diminuição da pressão arterial, temperatura, FC e FR em repouso; aumento da força e da flexibilidade; diminuição da resistência vascular periférica; aumento do metabolismo no repouso; músculo cardíaco mais forte; maior tolerância ao exercício.

FONTES ENERGÉTICAS

Carboidratos

Os Carboidratos são formados por combinação de átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio. Em geral os carboidratos se classificam como: monossacarídeos, oligossacarídeos, polissacarídeos, sendo que para diferenciar cada forma de carboidratos o número de açucares simples tem que ligar-se dentro de cada uma dessa molécula. A unidade básica dos carboidratos é representada pelo monossacarídeo.

A principal fonte do carboidrato é a glicose, frutose e galactose. A glicose é constituída por um composto de seis carbonos (hexose), formando-se no corpo ou no alimento através da digestão de carboidratos mais complexos. A frutose por ser o açúcar das frutas, ocorre em grande quantidade no mel e nas frutas. E a galactose por não existir livremente na natureza une-se com a glicose, pois o corpo transforma galactose em glicose utilizando no metabolismo energético.

Lipídios

Os lipídios em geral incluem-se óleos, ceras e gorduras, sendo insolúveis na água, porém solúveis nos solventes, ex: acetona, benzeno, clorofórmio e éter. Os lipídios são classificados em três grupos principais, os lipídios simples, lipídios compostos e lipídios derivados.

As principais fontes dos lipídios em alimentos são: margarina, óleo, milho, soja, aveia,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com