TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A USP prepara a inauguração da Biblioteca Guita e José Mindlin

Artigo: A USP prepara a inauguração da Biblioteca Guita e José Mindlin. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  Artigo  •  268 Palavras (2 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 2

A USP prepara a inauguração da Biblioteca Guita e José Mindlin. Projeto abrigará o segundo maior acervo de História do Brasil no País e custou R$ 130 milhões.

A biblioteca mais tecnologicamente arrojada do Brasil, e provavelmente a mais avançada do Hemisfério Sul, está recebendo os últimos retoques e deve ser aberta para o deleite cultural dos cidadãos e pesquisadores logo após o Carnaval.

A previsão é de seu diretor interino, o professor de História do Brasil Pedro Puntoni. Batizada Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, o nome faz uma homenagem ao maior bibliófilo que este País já deu à luz, e à sua companheira de toda uma vida.

Ela foi criada para abrigar parte da coleção particular dos Mindlin, cuja doação plena à USP foi formalizada em maio de 2006. Mas com algumas obrigações, entre elas a construção de um edifício preparado tecnicamente para receber o acervo. O que vem sendo executado pela universidade – com o apoio de empresas e do governo federal por meio da Lei Rouanet – ao custo aproximado de R$ 130 milhões.

Preciosidades

Apenas a Brasiliana, que ocupará 7 mil metros quadrados dos 20 mil do prédio, terá um acervo de 21 mil títulos, algo como 45 mil volumes. E protegerá, conforme Puntoni, raridades como um livro de Montalboddo, uma edição italiana de 1508, em que pela primeira vez se fez uma referência impressa sobre a viagem de Pedro Álvares Cabral ao Brasil.

A Arte da Gramática, edição de 1595, do Padre Anchieta, e os relatos de viagem de Hans Staden, de 1557, (uma primeira edição encadernada em pergaminho, e a única do mundo) também estarão mais próxim

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com