TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Primeiros Socorros

Artigo: Primeiros Socorros. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  2.048 Palavras (9 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Como o próprio nome sugere Primeiros Socorros são os procedimentos de emergência que devem ser aplicados a uma pessoa em perigo de vida, visando manter os sinais vitais e evitando o agravamento, até que ela receba assistência definitiva.

Para que esse processo ocorra, são necessários alguns equipamentos fundamentais, são eles: tala, colar cervical, kit parto, máscara, luva estéril, luva de procedimento, bandagem, atadura,esparadrapo, soro, manta térmica, gase e ambú.

Durante a execução do atendimento de primeiros socorros torna-se fundamental conhecer cada equipamento e saber utilizá-los, além da verificação dos Sinais vitais da vítima, principalmente para o profissional de enfermagem que deve ter uma conduta especial para realizar todo o procedimento frente ao trauma.

1. EQUIPAMENTOS BÁSICOS UTILIZADOS EM PRIMEIROS SOCORROS E BIOSSEGURANÇA

1.1 Tala: é um dispositivo utilizado para manter a estabilidade de alguma parte do corpo, visando evitar o agravamento de uma lesão.

1.2 Colar cervical: Server a restringir os movimentos do pescoço, evitando o agravamento de uma lesão na região da coluna cervical.

1.3 Kit parto: conjunto especialmente preparado para parto de emergência. Contém itens que auxiliam os primeiros cuidados à mãe e ao bebê.

1.4 Máscara, luva estéril e luva de procedimento: são equipamentos de segurança para evitar o contato com sangue, vômitos, fezes, urinas e outros que podem conter microorganismos que causam doenças.

1.5 Bandagem, atadura: é uma faixa pequena para usar em pequenas extensões do corpo humano e imobilizações de fraturas.

1.6 Esparadrapo: é uma fita flexível, com uma de suas superfícies coberta por uma substância colante que adere a superfície da pele, utilizado em primeiros socorros ou cirurgia.

1.7 Soro: soro fisiológico é uma solução isotônica em relação aos líquidos corporais que contém 0,9% em massa, de NaCl em água destilada ou seja, a cada 100 ml da solução aquosa, contem 0,9 gm do sal. É usado em higienização, limpeza de ferimentos entre outros.

1.8 Manta Térmica: é utilizada para manter a temperatura do corpo da vítima evitando a hipotermia.

1.9 Gase: serve para limpeza de ferimentos, compressas e etc.

1.10 Ambú: equipamento utilizado para a reanimação de uma vítima com parada respiratória.

• BIOSSEGURANÇA

É o conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, riscos que podem comprometer a saúde do homem, dos animais, do meio ambiente, ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos.

2. SINAIS VITAIS E SEUS PARÂMETROS

São aqueles que evidenciam o funcionamento e as alterações da função corporal. Dentre os inúmeros sinais que são utilizados na prática diária para o auxílio do exame clínico, destacam-se pela sua importância: a pressão arterial, o pulso, a temperatura corpórea e a respiração. Por serem os mesmos relacionados com a própria existência da vida, recebem o nome de sinais vitais.

2.1 Pressão arterial: é um parâmetro de suma importância na investigação

diagnóstica, sendo obrigatório em toda consulta de qualquer especialidade; relacionando-se com o coração, traduz o sistema de pressão vigente na árvore arterial. É medida com a utilização do esfigmomanômetro e do estetoscópio.

2.2 Pulso:

2.2.1. Pulso radial: a artéria radial encontra-se entre a apófise estilóide do rádio e o tendão dos flexores, sendo que para palpá-los empregam-se o dedo indicador e médio, com o polegar fixado no dorso do punho do paciente, sendo que o examinador usa a mão direita para examinar o pulso esquerdo e vice versa.

2.2.2 Pulso carotídeo: as pulsações da carótida são visíveis e palpáveis medialmente aos músculos esternocleidomastoideos. Para sua palpação, devemos colocar o polegar esquerdo (ou o indicador e dedo médio) sobre a carótida direita e vice-versa, no terço inferior do pescoço, adjacente à margem medial do músculo esternocleiomastoideo bem relaxado, aproximadamente ao nível da cartilagem cricóide.

2.2.3. Pulso braquial: colocar a mão oposta por debaixo do cotovelo do paciente e utilizar o polegar para palpar a artéria braquial imediatamente medial ao tendão do músculo bíceps, sendo que o braço do paciente deve repousar com o cotovelo esticado e as palmas da mão para cima.

2.3 Temperatura corpórea: Sabemos ser quase constante, a temperatura no interior do corpo, com uma mínima variação, ao redor de 0,6 graus centígrados, mesmo quando expostos à grandes diferenças de temperatura externa, graças à um complexo sistema chamado termorregulador. Já a temperatura no exterior varia de acordo com condições ambientais. A mesma é medida através do termômetro clínico.

2.3.1 Termômetro clínico: idealizado por Santório, entre os anos 1561 e 1636, é considerado o ponto de partida da utilização de aparelhos simples que permitem obter dados de valor para a complementação do exame clínico.

2.3.2 Controle da temperatura corporal: o calor produzido no interior do organismo chega à superfície corporal através dos vasos sangüíneos e se difundem através do plexo subcutâneo, que representa até 30% do total do débito cardíaco. O grau de aporte de sangue pela pele é controlado pela contrição ou relaxamento das artérias, sendo que ao chegar na superfície, o calor é transferido do sangue para o meio externo, através de: irradiação, condução e evaporação.

2.3.3 Locais de verificação da temperatura: os locais onde habitualmente são medidas as temperaturas do corpo são: axila, boca, reto e mais raramente a prega inguinal, sendo que além do valor absoluto, as diferenças de temperatura nas diferentes regiões do corpo, possuem valor propedêutico, por exemplo, a temperatura retal maior que a axilar em valores acima de 1 grau, pode ser indicativo de processo inflamatório intra-abdominal.

2.4

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com