TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Problema social

Tese: Problema social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  Tese  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 2

Segundo Iamamoto (1999, p. 27),

A questão social pode ser definida como: o conjunto das desigualdades da sociedade capitalista madura, que tem uma raiz comum: a produção social é cada vez mais coletiva, o trabalho torna-se mais amplamente social, enquanto a apropriação dos seus frutos se mantém privada, monopolizada por uma parte da sociedade.

Essas desigualdades tem consequência devido ao sistema capitalista, que traz prejuízo à sociedade em todo mundo, país ou região com sua particularidade.

No filme Gandhi, retrata vários problemas sociais na Índia, como na desigualdade social, violência, algumas são de particularidade religiosa do país de Mahtma Gandhi como a intolerância religiosa entre hindus e mulçumanos que era tão forte que quando a Índia se tornou independente levou a ser criado outro país o Paquistão para dividir tais religiões.

A questão social e semelhante à pobreza que assolando todo mundo. Cada tipo de classe social organiza as desigualdades, de privilégios e de desvantagens entre os indivíduos. Nesse sentido vemos que por parte a classe pobre, tornando-os carentes em vários aspectos. Faltando ao cidadão sem direitos sociais como: transporte, emprego, saneamento básico, saúde, moradia, educação, essas trazem como consequência marginalização, descriminalização e violência.

Como mostrou o filme o grande líder Gandhi que lutou pelos direitos humanos, independência indiana e pela libertação do domínio imperialista.

Sabemos que no Brasil a questão social, não diferente do que vimos no filme, os movimentos de greves, manifestações por uma saúde, educação, violência, exploração, pobreza e desigualdade social e outros.

A desigualdade econômica é um absurdo fruto do capitalismo cruel, a ditadura do possuir. O grande desafio é que alguns problemas sociais são muitas vezes tolerados e ignorados porque não representam uma ameaça direita ao poder político. Por outro lado, os homicídios e sequestros, são ao poder, recebem uma intervenção por parte do governo. È por esse motivo que a questão social é uma área que precisa evoluir bastante no Brasil.

...

Baixar como  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »