TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Procedimento

Por:   •  14/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  665 Palavras (3 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 3
  1. PROCEDIMENTOS

Durante a aula prática observou-se através das informações do professor Daniel Calais, as principais vidrarias de laboratório usadas no preparo de soluções, como a proveta, erlenmeyer, Becker, balão volumétrico, bastão de vidro e pipetas, demonstrando a correta utilização e a função de cada uma delas.

Adicionou-se água no Becker, na proveta e no balão volumétrico, logo em seguido foi realizado a demonstração de transferência de volume de uma vidraria para outra, utilizando a pipeta, o bastão de vidro e o funil de vidro. Durante a aula também foi abordado o que é o menisco e a aferição correta do mesmo.

  1. Transferência de volume através do bastão de vidro

O uso adequado do bastão de vidro para a transferência de soluções  evita que haja projeção do líquido e que o mesmo escorra pelas paredes externas do recipiente que o contém.
Nas transferências para frascos contendo aberturas estreitas, é recomendável o uso de funil.

Deve-se colocar o bastão inclinado dentro do recipiente a receber a solução, na transferência de líquido encosta-se o bico do outro recipiente (que contém a solução) no bastão e com cuidado vá despejando a solução. Abaixo a demonstração através de ilustração.

[pic 1][pic 2]

 

  1. Transferência de volume através da pipeta

O primeiro passo é certificar-se que a pipeta esteja limpa. Encaixa-se uma pêra de sucção na parte superior da pipeta, retira-se todo o ar desta pêra apertando-a e pressionado a bolinha A. Com a ponta da pipeta mergulhada no líquido faz-se a sucção para o interior da pipeta pressionando a bolinha S. Deve-se aferir o menisco, deixe escoar o líquido até que o menisco esteja na medida correta. Para a liberação do líquido da pipeta pressiona-se a bolinha E, mantendo a pipeta sempre na posição vertical,  para o recipiente apropriado.
Deve-se sempre fazer a correta aferição do menisco para se ter uma medida correta.










Pêra de sucção encaixada na pipeta já com o ar todo retirado de seu interior para que seja feita a sucção do líquido.[pic 3]


  1. Menisco

As vidrarias volumétricas são aferidas com uma marca (uma linha horizontal que circunda a parte superior) que nos indica o máximo de voluma que determinadas vidrarias medem.
Ao preencher a vidraria com uma solução e observá-la na altura dos olhos, verá que a superfície do líquido forma uma linha curva. Isto é o menisco. Isso ocorre por causa das interações atrativas entre o líquido e o material do recipiente que o contém.


 [pic 4]                  [pic 5]

  1. Técnica de aferição do menisco


É de grande importância saber aferir o menisco, pois usa-se essa técnica sempre que for medir volumes em pipetas, provetas, buretas e balões volumétricos. Uma boa aferição levará a uma confiabilidade nos resultados.

A aferição do menisco deve ser na altura dos olhos, na vertical. Coloca-se a vidraria na vertical em direção ao meio dos olhos e o olhos devem sempre estar no nível da superfície do líquido. A parte inferior do menisco (o meio da linha curva) deve coincidir com a marca de limite de volume do vidro. Assim a medida desejada estará correta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (480.5 Kb)   docx (849.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com