TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Procedimento administrativo

Pesquisas Acadêmicas: Procedimento administrativo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.656 Palavras (11 Páginas)  •  735 Visualizações

Página 1 de 11

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA - UNIDERP

TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

PROCESSOS GERENCIAIS

CÉLIA REGINA ROSSI BARETTA – RA 373128

LOISE MONIQUE DOS SANTOS – RA 373490

MARCOS LUÍS PENNATTI – RA 373565

PRISCILA ALVARES – RA 373683

PROCESSO ADMINISTRATIVO

Professor: Lincon Lopes

ARARAS/SP

2012

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA - UNIDERP

CÉLIA REGINA ROSSI BARETTA – RA 373128

LOISE MONIQUE DOS SANTOS – RA 373490

MARCOS LUÍS PENNATTI – RA 373565

PRISCILA ALVARES – RA 373683

PROCESSO ADMINISTRATIVO

ATPS – Atividade Prática Supervisionada, elaborada para fins de avaliação parcial do Módulo Educação a Distância, do 2° Semestre do Curso de Gestão Comercial, oferecido pela UNIDERP interativa, sob orientação do professor interativo Lincon Lopes e do professor local Juliano Inácio de Paula.

ARARAS/SP

2012

SUMÁRIO

Sumário

1.INTRODUÇÃO 5

2.DEFINIÇÕES DE PLANEJAMENTO 6

1. INTRODUÇÃO

Administrar é vivenciar cada passo de um projeto, respeitando cada uma de suas etapas, toda empresa necessita de um bom planejamento, que defina qual direção deve ser tomada. Para a vida pessoal a regra também é a mesma.

Estruturar o caminho a ser seguido, com roteiros e ter sempre em mente que como tudo os autos e baixos podem existir, conhecer a dimensão do desafio que esta por vir e planejar cada detalhe, e principalmente estar atualizado no mercado.

O Processo administrativo que consiste em planejar, organizar, coordenar e controlar as ações gerenciais é a base para o sucesso profissional e pessoal do homem. Seguir estas etapas é uma ferramenta importante para gerir e administrar um negócio, pois ele retrata a situação atual e permite projetar o futuro da Empresa, diminuindo as possibilidades de riscos que todo empreendimento pode ter.

Portanto, planejar é fazer escolhas de qual caminho seguir, pois para toda ação teremos uma reação. Ter um futuro brilhante depende de viver um presente constante.

Em um ambiente cercado por incertezas, muitas vezes cercados pela falta de previsão, é fundamental que exista a inteligência das organizações.

"É importante ter metas, mas também é fundamental planejar cuidadosamente cada passo para atingi-las. “

(Bernardinho).

2. DEFINIÇÕES DE PLANEJAMENTO

Para dar uma ideia melhor do que é planejar trouxemos a definição de três diferentes bibliografias, lembrando que a união traz a sua totalidade.

2.1. Segundo Marcio Eduardo

Planejamento é um processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente. Essas ações devem ser identificadas de moda a permitir que elas sejam executadas de forma adequada e considerando aspectos como o prazo, custos, qualidade, segurança, desempenho e outras condicionantes. Um planejamento bem realizado oferece inúmeras vantagens à equipe de projetos.

2.2. Segundo Patricia Liz

Planejamento é o trabalho de preparação para qualquer empreendimento, no qual se estabelecem os objetivos, etapas, prazos e meios para a concretização. É o processo de organização de informações e dados importantes, fundamental tanto para manter a empresa funcionando, quanto para atingir metas. Apesar de não representar garantia de sucesso, um bom planejamento aperfeiçoa as chances e colabora para a diminuição dos riscos, que são efetivamente calculados.

2.3. Confrontações de Planejamento

Cada indivíduo tem sua característica pessoal de enxergar determinadas situações e criar uma perspectiva sobre a mesma, diante disso segue o ponto de vista sobre o temático planejamento estratégico de duas grandes referências no setor gerencial.

Enquanto Roberto Shinyashiki, diz que estar sempre com a mente aberta e enxergar o que ainda não foi visto é ponto essencial para se obter sucesso no futuro. Já para o Dr. Paulo Barreto dos Santos diz que é necessário estar atualizado as novidades do mercado, plantar boas sementes para colher bons frutos.

Diferentes opiniões, porem com a mesma essência, ambos querem dizer o mesmo. Trabalhem e jamais se acomodem. A vida é como uma roda gigante com seus autos e baixos, por isso estejam atentos às dificuldades e obstáculos que possam surgir.

3. O QUE É PLANEJAMENTO

Planejar é um de um conjunto de tomada de decisões acerca de um empreendimento que afeta ou deveria afetar toda a empresa por grandes períodos de tempo, uma ferramenta essencial para saber onde estamos e para onde pretendemos ir.

3.1. Tipos de Planejamento

Segundo Chiavenato:

Planejamento Estratégico

A empresa como um todo

Planejamento Tático

Corresponde a cada parte da empresa

Planejamento Operacional

A execução das tarefas e operação

4.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com