TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Procedimento operacional padrao POP

Por:   •  6/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  2.564 Visualizações

Página 1 de 2

Operação no setor de Laminação de aços longos.

  1. OBJETIVO:

Laminar tarugos de aço com a finalidade de se obter barras de aço nos formatos de: barra chata, barra redonda, barra quadrada e cantoneiras.

  1.  ESCOPO:

Este procedimento envolve todos os colaboradores envolvidos na atividade de laminação de aço longo, ou seja: Mestre de Laminação, Encarregado de Laminação Operador de Laminador, Operador de Prensa, Operador de Máquina, Operador de Ponte Rolante e ajudante.

  1. RESPONSABILIDADES:

É responsabilidade de todos os colaboradores no processo de laminação, cumprindo as boas práticas de limpeza, organização e segurança do trabalho e meio ambiente. Compete ao Mestre de orientar, verificar bitolas de produção de barras, controlar a máquina de laminação e acompanhar a produção. O encarregado de laminação compete supervisionar toda a produção e orientar os colaboradores envolvidos na laminação.

  1. DEFINIÇÕES:

Para aferir as medidas das bitolas, barras utilizam-se instrumentos como paquímetros, trena, balança entre outros.

  1. PRECAUÇÕES:

Todos os colaboradores devem seguir as normas internas de trabalho da empresa bem como as de segurança do trabalho e meio ambiente. A observância das normas e legislação no que diz a utilização de Equipamento de Proteção Individual-EPI. No processo de laminação as barras estão em alta temperatura devendo, portanto, utilizar as ferramentas adequadas (tenaz) para coletas de amostras, utilizar luvas indicadas para trabalho com material em alta temperatura, alavancas e ganchos, fazer uso dos óculos de segurança para irradiações não ionizantes, protetores auriculares, avental de raspa ou aluminizado (conforme a atividade a ser realizada).

No processo de laminação esta prevista um alto consumo de água, de energia elétrica, grande emissão de materiais particulados, resíduo de carepa proveniente do desbaste do tarugo e a sucata de ferro gerada após laminação. Os impactos gerados pelos aspectos acima, ocasionam esgotamento dos recursos naturais, poluição atmosférica, saúde ocupacional, contaminação do solo e contaminação da água.

Para controle destes impactos devem seguir treinamentos oferecidos e informativos de conscientização ambiental.

  1.  PROCESSO DE LAMINAÇÃO DE AÇO

Antes de iniciar a laminação propriamente dita o mestre de laminação deve:

Verificar e fazer o check list do setor, das máquinas e equipamentos. Verificar a bitola do material a ser cortado, fazer a troca dos cilindros, preparar a máquina, fazer as medições de amostra do material.

Estando tudo conforme o plano de produção o mestre de laminação libera a laminação dos tarugos para o encarregado da laminação que irá distribuir aos operadores de laminação a respectiva ordem de produção.

Cortar a chapa de aço em tarugos;

Destinar ao forno para serem preparados em alta temperatura chegando a 1.300ºC;

Após este cozimento o tarugo, que agora é tratado como palanca, é direcionado ao laminador onde se inicia o processo de laminação.

Processo esse que vai transformando a palanca em barra de aproximadamente 48 m.

Direcionar as prensas e cortar em barras de 6 m.

Após o corte as mesmas são embaladas em fardos de 1.000kg

E posteriormente encaminhadas para o setor de expedição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (97.7 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com