TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POP Procedimento Operacional Padrão

Por:   •  26/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.370 Palavras (6 Páginas)  •  2.192 Visualizações

Página 1 de 6

 

TÍTULO DO PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO – POP

Página 1 de ...

Código:

Elaboração/Implantação/Revisão

Nome

Assinatura

Data

Elaborado por

Walkiria M. C. Steffani

  07/06/2015

Revisado por

    /        /

Aprovado por

    /        /

Implantado por

    /        /

Substituído por

    /        /

Revisado por

    /        /

Desativado por

    /        /

Razão

Divulgação

Setor

Cópia nº:

01

02

Protocolos:

O que fazer?

Onde fazer?

Por que fazer?

Quem executa?

Quando fazer?

  1. INTRODUÇÃO/CONSIDERAÇÕES

Reconhecido por Cotugno, em 1764, o líquido cefalorraquidiano (LCR) é um dos principais fluídos do corpo. Este se trata de um sistema fisiológico de fornecimento de nutrientes para o tecido nervoso e eliminação de resíduos metabólicos, e produz uma barreira mecânica de atenuação do cérebro e da medula espinhal contra traumas. O LCR é produzido nos plexos coroides dos dois ventrículos lombares e no terceiro e no quarto ventrículos, nos adultos são produzidos cerca de 20mL de fluido a cada hora, quantidade essa reabsorvida pelos vilos aracnóideos para manter um volume total de 90 a 150 mL em adultos e 10 a 60 mL em recém-nascidos.

  1. MATERIAIS
  • Câmara de Fuchs-Rosenthal ou Neubauer
  • Lamínulas para câmara de contagem
  • Pipetas automáticas
  • Tubos de ensaio
  • Microscópio

  1. PRECAUÇÕES

A amostra deve ser identificada com nome do paciente, número do exame, data e hora da coleta. Esta deve ser processada o mais rápido possível. As amostras destinadas à análise bioquímica e sorológica devem ser congeladas se não forem processadas logo. A amostra destinada à contagem celular deve ser refrigerada. Amostras conservadas em geladeira permitem resultados morfológicos satisfatórios até 24 horas após a coleta. A amostra destinada para microbiologia deve ser mantida à temperatura ambiente. Todas as amostras devem ser tratadas com extremo cuidado, por que podem ser altamente contagiosas, devem ser utilizadas luvas e mascaras para o rosto contra respingos enquanto se preparam amostras para os testes. A centrifugação dos fluidos deve ser realizada em tubos fechados.

  1. PROCEDIMENTOS

Exame físico:

O exame físico pode fornecer informações valiosas para o diagnóstico. O aspecto inicial de um LCR normalmente é cristalino límpido (como água de rocha), porém em condições patológicas, pode apresentar alterações na coloração.

Antes da centrifugação:

  • Cor:

- Incolor (como água de rocha) – líquor normal. –

- Xantocrômico – qualquer vestígio da tonalidade amarela ou laranja devido a presença de hemoglobina (hemólise) e concentrações elevadas de proteínas ou bilirrubina. Considerar também a possibilidade da existência de outras substâncias, tais como: mertiolate, iodo, caroteno, melanina, etc. Em caso de dúvida, na observação segura da xantocromia, comparar o tubo da amostra após centrifugação com um tubo contendo água destilada em ambiente com boa luminosidade.

- Sangüinolento – tonalidade francamente vermelha, causada por níveis muito aumentados de hemoglobina ou presença de grande quantidade de hemácias.

Quando obtido um LCR hemorrágico é feito a prova dos 3 tubos: num acidente de punção, usualmente ele clareia entre o primeiro e o terceiro tubo coletado, e permanece praticamente uniforme na hemorragia subaracnóide.

Evidentemente, outras tonalidades devem ser descritas como se apresentam.

  • Aspecto:

Deve ser observado com atenção em ambiente com boa luminosidade.

- Límpido – líquor normal. Porém não devemos esquecer que a presença de até 200 leucócitos ou 400 hemácias/µL pode não modificar esta característica da amostra clínica. A dúvida certamente será eliminada através do exame microscópico.

- Levemente turvo – turvação pode ser observada devido à presença de células sanguíneas, microrganismos (bactérias, fungos) e taxas elevadas de proteínas ou lipídios. Em caso de dúvida na observação segura da turvação, comparar o tubo da amostra previamente homogeneizada e não centrifugada com um tubo contendo água destilada em ambiente com boa luminosidade.

- Turvo – ver item anterior, levando em conta que a turvação é diretamente proporcional à quantidade de substâncias ou elementos sólidos contidos na amostra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (245 Kb)   docx (771.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com