TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programa de Abate Humanitário

Por:   •  11/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.051 Palavras (5 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 5

1.  INTRODUÇÃO

        Os animais são seres conscientes, como já provado em evidências científicas, eles são capazes de sofrer ou expressar satisfação e felicidade, assim esses animais não devem ser levados ao sofrimento desnecessário. O exagero de agressividade no manejo pré-abate provoca o estresse dos animais, comprometendo o seu bem-estar, acarretando dor e sofrimento ao animal, sendo evidenciado através dos hematomas, das contusões e das fraturas.

        O abate humanitário tem como objetivo eliminar ou minimizar a dor e o sofrimento dos animais de produção no momento de seu abate, e nas etapas que o antecedem, sendo definido como o conjunto de procedimentos que garantem o bem-estar dos animais desde o embarque na propriedade rural até o manejo no frigorífico.

2 - OBJETIVO

        2.1 – Garantir que os animais sejam manejados e abatidos dentro das normas de bem-estar animal.

3 - DEFINIÇÕES

Abate Humanitário: É conjunto de diretrizes técnicas e científica que assegurem o bem-estar dos animais desde a recepção até a sangria propriamente dita.

Animais de Açougue: São os mamíferos (bovídeos, eqüídeos, suínos, ovinos caprinos e coelhos) e aves domésticas, bem como animais silvestres criados em cativeiro, sacrificados em estabelecimentos sob inspeção veterinária.

Recepção e encaminhamento para o abate: É o recebimento e toda a movimentação dos animais que antecedem o abate.

Manejo: É o conjunto de operações de movimentação que deve ser realizada com o mínimo de excitação e desconforto, proibindo-se qualquer ato ou uso de instrumentos agressivos a integridade física dos animais ou provoque reações de aflição.

Contenção: É a aplicação de um determinado meio físico a um animal, ou de qualquer processo destinado a limitar os seus movimentos, para uma insensibilização eficaz.

Atordoamento ou Insensibilização: É o processo aplicado ao animal, para proporcionar rapidamente um estado de insensibilidade, mantendo as funções vitais até a sangria.

Sensibilidade: É o termo usado para expressar as reações indicativas da capacidade de responder a estímulos externos.

Abate: É a morte de um animal por sangria.

4 – DESCRIÇÃO

        No Abate Humanitário as condições humanitárias devem prevalecer em todos os momentos precedentes ao abate.  Os animais não devem ser tratados com crueldade e estressados desnecessariamente, a sangria deve ser a mais rápida e completa possível, as contusões da carcaça devem ser mínimas e, finalmente, o método de abate deve ser higiênico, econômico e seguro para os operadores.

        Uma das etapas que causam mais estresse no período pré-abate é o transporte. Quando os animais são Expostos a novo grupo social, ambiente diferente e contato com pessoas estranhas, o estresse psicológico aumenta, assim como estresse físico motivado pelo desgaste durante o embarque, tempo de transporte e desembarque.

        A interação inadequada do homem com os animais pode aumentar o estresse psicológico e físico, afetando o bem-estar dos animais durante o embarque e desembarque no frigorífico. Suas conseqüências são animais cansados, machucados e com temperatura elevada. Deste modo, há necessidade de orientar pessoas envolvidas como: pecuaristas, motoristas assim como veterinários responsáveis pela inspeção do abate, que estão envolvidos diretamente na forma de organizar o manejo e melhorar o bem-estar dos animais.

        No transporte dos animais os mesmos não devem sofrer desnecessariamente e deverão ser alimentados para o transporte, animais que se machucaram ou adoeceram durante a jornada é necessário que se realize o abate mais breve possível. Os animais não podem ser transportados por mais que 12 horas sem que lhes seja oferecido água e alimento. Fêmeas prenhes que podem parir no período correspondente ao transporte ou que tenham parido a menos de 48 horas, bem como os animais recém-nascidos cujo umbigo não esteja ainda completamente cicatrizado não estão aptos para serem transportados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (152.8 Kb)   docx (52.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com