TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Monteiro Lobato

Dissertações: Projeto Monteiro Lobato. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  1.662 Palavras (7 Páginas)  •  1.009 Visualizações

Página 1 de 7

PROJETO MONTEIRO LOBATO

PROFESSORAS:

Daniela Priscila / Luciana Guedes e Belzinha Rodrigues.

SUB-TEMA: “O FANTÁSTICO MUNDO DO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO”

Por que Monteiro Lobato?

Porque sua obra, além de ser acolhida positivamente pelas crianças, enriquece o íntimo, já que a imaginação recebe subsídios para enriquecer o real. E, aproveitando este tal ensejo, direcionamo-nos á apresentar e a realizá-lo para o que realmente nos interessa, que é o projeto para a “Feira Cultural”, (biunivocamente), para a “Arte Moderna”.

As personagens do Sítio compõem um cenário muito próximo da criança. Pedrinho, Narizinho e Emília vivem múltiplas peripécias, transcorridas no Sítio do Picapau Amarelo, nos arredores ou em diferentes pontos do espaço e do tempo e representam o espírito aventureiro, a curiosidade, a inventividade e a realização de muitos dos desejos infantis.

Emília é uma boneca de pano falante,agitada,irreverente e divertida. Ela foi feita por tia Nastácia, com olhos de retrós preto e sobrancelhas tão lá em cima que é ver uma bruxa.

Dona Benta é a avó que todas as crianças gostariam de ter: doce, atenciosa, generosa e compreensiva. É parceira das crianças e, junto a elas, através de suas histórias, permite as idas e vindas entre o âmbito real e o da fantasia, concedendo interferências nos relatos, mudanças no final das histórias, críticas e opiniões.

Visconde de Sabugosa é a personificação da cultura, da pesquisa, do saber necessário que deve ser construído desde a infância. Na sua fala e em suas intervenções, procura repartir com os leitores mirins a importância dos livros, a necessidade do homem estar em contato com a ciência, o valor da tecnologia e os perigos que a má condução dessa modernidade pode causar quando, indiscriminadamente, são utilizados sem ética e adequação.

Ressaltando, porém, que: Lobato é um pouco de tudo: traz a literatura universal para dentro de suas obras, desperta o interesse pela cultura mundial, ensina mitologia, apresenta heróis literários, divulga personagens ficcionais de procedência diversificada.

O ponto alto desse fenômeno se dá quando o ato de ler alcança o seu significado integral, ou seja, quando permite o conhecimento do mundo, mas igualmente oportuniza que este mundo seja exposto, discutido, analisado e recriado.

E a obra de Monteiro Lobato permite essa reinvenção, sem que se perca o limite entre a realidade e a fantasia... E, é isso que deve-se ficar bem explícito até a conclusão do projeto e, principalmente para o público que visitará a “Feira Cultural”.

OBJETIVO: Conhecer a importância de Monteiro Lobato na Literatura e na história do Brasil e sua interferência e sua participação na arte moderna.

JUSTIFICATIVA: Monteiro Lobato é considerado o mais importante autor de literatura infantil no Brasil. Mas, lembrando-se, de que para a “Arte Moderna”, ele escreveu que existem duas espécies de artistas: "os que vêem normalmente as coisas e, em consequência disso, fazem arte pura" e os que "vêem anormalmente a natureza, e interpretam-na à luz de teorias efêmeras, sob a sugestão estrábica de escolas rebeldes".

Pronto, e foi assim que as palavras desencadearam o incidente que deu origem à crença que circula até hoje de que Lobato teria sido um opositor da Semana de Arte Moderna e do movimento como um todo.

CRONOGRAMA: 23/09/13 á 15/10/13.

CONCLUSÃO: O projeto terá sua culminância numa exposição com os trabalhos dos alunos relacionados à obra de MONTEIRO LOBATO os personagens do Sítio do Pica- Amarelo.

MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS

A partir da escolha do tema: Sítio do Picapau Amarelo nos lançamos a trabalhar um conjunto singular e inovador de pressupostos, de objetivos pedagógicos, a partir dos quais o desenvolvimento intelectual da criança esteja voltado para os desafios da pesquisa, investigação e expressão dos resultados. Neste processo investigativo, todas as linguagens são sugeridas: palavras, movimentos, desenhos, montagens, pinturas, teatro com fantoches, colagens, dramatização e músicas .

Toda a exploração temática gira em torno de um projeto de diversas linguagens, porque essa forma de trabalho viabiliza o uso das múltiplas inteligências: a inteligência lingüística, lógico-matemática, formas geométricas; a inteligência espacial, com desenhos, gravuras, pinturas, legendas, cartas enigmáticas, painéis ilustrados; a inteligência sonora ou musical, letras, fundos musicais, seleção de ruídos, cantigas; a inteligência cinestésico-corporal, com dramatizações, danças contextualizadas, jogos com mímica; a inteligência naturalista, com colagens envolvendo animais e plantas, associados entre os elementos do tema e a inclusão de estratégias que suscitem o desenvolvimento das múltiplas inteligências.

Especialmente em relação ao desenvolvimento de um projeto sobre a obra de Monteiro Lobato, o ponto de partida é instigar a curiosidade dos alunos. Isto pode ser feito, a princípio de uma forma despretensiosa: solicitar aos alunos que assistam a um episódio do Sítio, exibido na televisão. Com dia marcado para a exibição do capítulo, nós, as professoras iremos sugerir que os alunos façam uma retomada oral sobre a história apresentada e, a partir daí, lança o desafio de conhecer o pai da literatura infanto-juvenil, Monteiro Lobato. Mas, lembrando-se, de que, cada professora irá dar continuidade á um sub-tema específico dentro do contexto do tema da “Feira Cultural” (A Semana da Arte Moderna de 1922).

Caberá, nestes dias, sinalizar que o ambiente escolar (no caso, um cantinho da sala de aula) que deverá sugerir o tema investigado.

É importante que o assunto trabalhado apareça visualmente, contemple e desperte o desejo de busca por mais informações de diversas maneiras.

Apresentando a culminância:

1. Determinar o objetivo que se busca alcançar.

2. Transformar o objetivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com