TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Figura Do Negro Na Obra De Monteiro Lobato

Artigo: A Figura Do Negro Na Obra De Monteiro Lobato. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  5.936 Palavras (24 Páginas)  •  809 Visualizações

Página 1 de 24

SUMÁRIO

Resumo........................................................................................................................ 5

Abstract ....................................................................................................................... 6

1. Introdução.................................................................................................... ..... 7

2. Fundamentação Teórica .............................................................................. ..... 9

3. Literatura Infanto-Juvenil..................................................................................11

3.1. Um breve histórico .............................................................................. 11

3.2. A literatura infanto-juvenil no Brasil .................................................. 12

3.3. O negro na literatura infanto-juvenil brasileira.................................... 13

3.4. Monteiro Lobato o “divisor de águas da literatura infanto-juvenil no

Brasil................................................................................................... 14

3.5. Monteiro Lobato, racista?..................................................................... 15

3.6. Lobato e o parecer CNE nº 15: detratores e defensores .......................17

4. Considerações finais..........................................................................................21

5. Referências Bibliográficas................................................................................ 22

RESUMO

A literatura infanto-juvenil, ou seja, a produção literária concebida especialmente para as crianças e jovens até os quinze anos, tem como seu expoente maior no Brasil o escritor Monteiro Lobato. Entretanto, no primeiro semestre de 2010, a obra de Lobato foi motivo de questionamento, sob a justificativa de conter referências racistas. O presente trabalho tem a pretensão de analisar trabalhos de ataque e defesa à obra lobatiana, produzidos após a publicação do Parecer nº 15 do Conselho Nacional de Educação do Ministério da Educação, traçando um contraponto entre as duas vertentes e contextualizando o que escreveu o autor à sua época e aos tempos atuais.

Palavras chave: infanto-juvenil, racismo, Monteiro Lobato.

ABSTRACT

The children's and teen literature, literary production designed especially for children and young people under the age of fifteen, has as its leading exponent in Brazil the writer Monteiro Lobato. However, in the first half of 2010, Lobato's work was the subject of inquiry, on the grounds contain references racist. This paper purports to analyze works of attack and defense to work “lobatiano” produced after the publication of Opinion nº. 15 National Board of Education, Ministry of Education, drawing a contrast between the two strands and contextualizing what the author wrote the his epoch and in the contemporaneity.

Keywords: children and youth, racism, Monteiro Lobato.

1. INTRODUÇÃO

Os livros para crianças e jovens começaram a ser publicados no Brasil com a criação da Imprensa Régia, em 1808, mas, a literatura infanto-juvenil produzida por autores nacionais só nasce no final do século XIX, de forma tímida e irregular. A produção literária para crianças e jovens conheceu seu apogeu a partir da publicação dos livros de Monteiro Lobato nos anos 1920. Desde então, o autor tem sido onipresente mo letramento dos brasileirinhos.

Entretanto, no primeiro semestre de 2010, o técnico em gestão educacional da Secretaria de Educação do Distrito Federal, Sr. Antônio Gomes da Costa Neto, questionou a obra de Lobato, sob a alegação de conter citações racistas e apresentou à Ouvidoria da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República uma denúncia que alegava que a obra de Monteiro Lobato “Caçadas de Pedrinho” continha referências racistas.

A denúncia foi protocolada no Conselho Nacional de Educação, o que resultou no Parecer CNE/CEB nº 15/2010, de 1º de setembro de 2010.

O Parecer recomenda em sua análise que

A obra CAÇADAS DE PEDRINHO só deve ser utilizada no contexto da educação escolar quando o professor tiver a compreensão dos processos históricos que geram o racismo no Brasil. Isso não quer dizer que o fascínio de ouvir e contar histórias devam ser esquecidos; deve, na verdade, ser estimulado, mas há que se pensar em histórias que valorizem os diversos segmentos populacionais que formam a sociedade brasileira, dentre eles, o negro.

Após a publicação desse Parecer do Conselho Nacional de Educação estabeleceu-se a polêmica sobre o racismo em Monteiro Lobato, que recrudesceu nos meios acadêmicos e resultou na publicação de diversos trabalhos de defesa e condenação ao autor.

O objetivo do presente trabalho é traçar um pequeno histórico da literatura infanto-juvenil no Brasil, mostrando a importância da obra de Lobato para o crescimento dessa produção. Pretende-se, também, fazer uma análise crítica e comparativa do pensamento dos estudiosos sobre o assunto nos trabalhos escolhidos para servir de referencial para a pesquisa, especialmente aqueles produzidos após a polêmica suscitada pelo parecer supracitado.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Desde o lançamento do primeiro livro escrito por Monteiro Lobato para crianças (A Menina do Nariz Arrebitado – 1920), a obra do escritor tem sido objeto de estudo. Não é possível falar coerentemente em história da literatura infantil brasileira sem falar em Monteiro Lobato.

Em virtude do interesse que a obra de Lobato desperta nas crianças e por serem seus livros poderosos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.8 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com