TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Monteiro Lobato

Pesquisas Acadêmicas: Projeto Monteiro Lobato. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  1.445 Palavras (6 Páginas)  •  1.017 Visualizações

Página 1 de 6

PROJETO DE LEITURA

Introdução:

O trabalho com contos clássicos torna a aula mais atrativa, dinâmica e mais próxima da realidade dos alunos.

Valoriza a língua como veículo de comunicação e expressão das pessoas e dos povos, abrangendo o desenvolvimento da linguagem, da leitura e da escrita. Os contos estão envolvidos no maravilhoso mundo das crianças partem de uma situação real e concreta, para proporcionar emoções e vivências significativas. Neste gênero aparecem seres encantados e elementos mágicos pertencentes a um mundo imaginário que todas as crianças se encantam. Por meio da linguagem simbólica dos contos, a criança vem a construir uma ponte de significação do mundo exterior para seu mundo interior, aprendendo valores, refletindo sobre suas ações, desenvolvendo seu senso crítico, sua criatividade, sua expressão e linguagem.

Justificativa:

A infância é um momento em que as crianças estão mais propicias a desenvolver hábitos que serão seguidos futuramente. Sendo então de fundamental importância apresentar as crianças, que o ato de ler pode ser mágica. A prática da leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento em que começamos a compreender o mundo a nossa volta. Tendo em vista que, o adulto é o ponto de referencia da criança, e suas atitudes e gestos serão imitados, por isso o momento mais propicio para o desenvolvimento de hábitos saudáveis são nos seus primeiros anos de vida. Então, é nessa idade que é possível auxiliar a criança a compreender a si mesma, seu corpo, seus gostos e principalmente estimular hábitos desejados pelos adultos.

O hábito pela leitura é um processo constante que vem de muito cedo, em casa e aperfeiçoa-se na escola e continua pela vida inteira. Somente quem conhece a importância da literatura na vida de uma pessoa, é quem sabe o benefício que uma simples história pode proporcionar, haverá de dizer que não há tecnologia no mundo que substitua o prazer de tocar nas páginas de um bom livro.Quanto mais cedo a criança tiver contato com os livros e perceber o prazer que a leitura traz, maior será a chance de torna-la um adulto leitor, pensante e crítico socialmente

Discutir sobre esse tema será de grande relevância para mim e meus alunos, pois possibilita uma abertura para uma visão de mundo que não está apenas, paraos contos de fada como também, para a realidade de vida de cada um. Quando trabalhamos com textos que se voltam para questões sociais, ambientais e valorativas, como são construídos várias obras e autores, levamos os nossos alunos a transportarem para um tempo saudável de vida humana e isso é de grande importância para a sociedade atual. A literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. É importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas e muitas histórias, pois é através dos livros e contos infantis que a criança enfoca a importância de ouvir, contar e recontar histórias. Segundo Fanny Abramovich “... Escutá-las é o início da aprendizagem para ser um leitor, e ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descoberta e de compreensão do mundo...”.

Incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância, é muito importante. Neste sentido a literatura infantil é uma peça fundamental para este desenvolvimento.

Podemos então, ressaltar que o gosto pela leitura de livros literários possa ser desenvolvido na vida das crianças desde sua tenra idade. É durante os primeiros anos de vida da criança, que mesmo não sabendo ler histórias poderá ouvi-las, manusear livros, visualizar imagens, através do contato com a magia da leitura.

Objetivo Geral:

* Levar o aluno ao mundo da imaginação e ao mesmo tempo a descobrirem o maravilhoso universo da literatura infantil.

Objetivos Específicos:

* Recuperar as histórias da primeira infância;

* Preparar a criança para a aprendizagem da leitura e da escrita, de maneira lúdica e criativa;

* Trabalhar com a narração, com o corpo e a gesticulação, entonação e preparação do espaço a ser utilizado pelas crianças, ampliando os vários sentidos da narrativa;

* Garantir ainda uma relação afetiva entre professores e alunos e facilitar uma melhor integração no ambiente escolar;

*Valorização da leitura de textos literários de qualidade;

* Desenvolvimento do gostopessoal e de critérios de escolha de suas histórias preferidas para compartilhá-las com outros leitores.

Metodologia:

* Apresentação do livro: capa, material, título, ilustrações e editora;

* Ler a história e mostrar as ilustrações;

* Ouvir a música da Chapeuzinho Vermelho;

* Interpretação oral: os alunos contam a história , identificam os personagens, o tempo e o espaço em que acontece a história;

* Confecção do livrinho;

* Colagem com algodão ( vovozinha );

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com