TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Proteína periférica

Seminário: Proteína periférica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/12/2013  •  Seminário  •  1.144 Palavras (5 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 5

Questão 1-

Proteínas periféricas:

Encontram-se sobre as faces da membrana, ligadas às cabeças dos fosfolipídios ou à proteínas integrais por ligações não-covalentes;

Proteínas integrais:

Encontram-se embutidas nas membranas, entre os lipídios da dupla camada, motivo pelo qual, para a sua extração, são necessários procedimentos relativamente drásticos, mediante detergentes ou solventes especiais;

Proteínas transmembranas:

Proteínas que atravessam a dupla camada lipídica totalmente. Muitas atravessam a dupla camada lipídica mais de uma vez, daí serem chamadas de proteínas de passagem múltipla.

Existem três grandes grupos de proteínas denominadas de proteínas simples, proteínas conjugadas e proteínas derivadas.

As proteínas simples também conhecidas como homoproteínas têm na sua composição exclusivamente aminoácidos. Pode-se dizer que elas fornecem exclusivamente uma mistura de aminoácidos por hidrólise. Com este tipo de composição temos proteínas como as albuminas, as globulinas, as escleroproteinas ou proteínas fibrosas.

As proteínas conjugadas ou também denominadas heteroproteínas são compostas por aminoácidos em conjunto com outro componente não-protéico, chamado grupo prostético. Dependendo desse grupo prostético, podemos ter as cromoproteínas, as fosfoproteínas, as glicoproteínas, as lipoproteínas e as nucleoproteínas.

Por fim temos as derivadas que se formam a partir de outras proteínas pelo processo de desnaturação ou hidrólise. Neste grupo podemos encontrar as proteoses e as peptonas que têm o seu processo de formação durante a digestão.

Podem ainda ser classificadas em mais dois grupos diferentes:

As fibrosas que são compostas por moléculas longas e filamentosas dispostas lado a lado para formar as fibras e são insolúveis em água. Elas constituem a estrutura de tecidos como as unhas, o cabelo entre outros.

As globulares que se encontram formadas por moléculas dobradas com uma forma esferoidal e que são solúveis em água. É o facto de elas serem solúveis que permite que elas se dobrem. Neste grupo temos a hemoglobina, as enzimas, os anticorpos e outros.

Questão 2- (Certo) Consistem nas proteínas transportadoras;

                   (Certo) Consistem nas proteínas de reconhecimento;

                   (Certo) Consistem nas proteínas receptoras;

                   (Certo) Consistem nas proteínas de adesão;

                   (Errada)

Questão 3-

A passagem de solutos através das membranas celulares pode ser de forma ativa ou passiva:

Passivo: Ocorre por meio dos componentes da dupla camada lipídica ou pelas estruturas especiais (canais iônicos e as permeases). 

O transporte passivo através da dupla camada lipídica é denominado difusão simples, e o que é realizado através dos canais iônicos e das permeases leva o nome de difusão facilitada.

Tipos de transporte passivo:

Osmose : água se movimenta livremente através da membrana, sempre do local de menor concentração de soluto para o de maior concentração. A pressão com a qual a água é forçada a atravessar a membrana é conhecida por pressão osmótica.

Difusão simples: Consiste na passagem das moléculas do soluto, do local de maior para o local de menor concentração, até estabelecer um equilíbrio. É um processo lento, exceto quando o gradiente de concentração for muito elevado ou as distâncias percorridas forem curtas. A passagem de substâncias, através da membrana, se dá em resposta ao gradiente de concentração.

Difusão Facilitada: Certas substâncias entram na célula a favor do gradiente de concentração e sem gasto energético, mas com uma velocidade maior do que a permitida pela difusão simples. Aumentando-se a concentração, atinge-se um ponto de saturação, a partir do qual a entrada obedece à difusão simples.

Ativo: Ocorre exclusivamente por meio de permeases (bombas). Quando o transporte é feito no sentido contrário de seu gradiente de concentração ou de voltagem, isto só é possível com gasto de energia.

Os tipos de transporte ativo:

Bomba de Na+/K+ : liga-se em um íon Na+ na face interna da membrana e o libera na face externa. Ali, se liga a um íon K+ e o libera na face externa. A energia para o transporte ativo vem da hidrólise do ATP.

Questão 4- O transporte realizado através dos canais iônicos e das permeases leva o nome de difusão facilitada. 

Este tipo de difusão, também chamada de difusão mediada por carreadores, implica a interação das moléculas ou íons com proteína carreadora que facilita sua passagem através da membrana, provavelmente por se fixar quimicamente a ela e se deslocar, através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com