TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prova De Bio Senior

Dissertações: Prova De Bio Senior. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  1.632 Palavras (7 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 7

-A utilização de marcadores de DNA (DNA-fingerprint) permite a realização de testes de paternidade, identificação de vitimas de acidentes e perícias criminalísticas. Esses marcadores reconhecem pequenas sequências repetidas de nucleotídeos no genoma. Denominadas minissatélites, essas sequências ficam fora dos genes e têm um padrão próprio de distribuição em cada individuo, representando uma verdadeira impressão digital do seu DNA.

-Organismos transgênicos são aqueles que incorporam e expressam genes recebidos de outras espécies.

-Bactérias transgênicas são utilizadas para a produção de substâncias úteis para a medicina, como insulina e hormônio de crescimento.

-Animais transgênicos permitem o estudo da ação de genes e a obtenção de proteínas úteis para o homem.

-Vegetais transgênicos são de fácil obtenção, pelo uso de uma bactéria que realiza a transferência de genes naturalmente. A resistência contra insetos ou contra a seca/frio são algumas das características associadas com plantas transgênicas. Não existem provas de que o consumo de transgênicos seja tóxico ou mutagênico, mas podem ocorrer problemas nos ecossistemas, afetando a biodiversidade e consequências econômicas, pois as plantas transgênicas são patenteadas.

EVOLUÇÃO BIOLÓGICA

-Segundo o fixismo, o numero de espécies era fixo e imutável, desde a criação.

-A ideia do catastrofismo foi desenvolvida para explicar a existência de fósseis. Segundo essa ideia, seriam restos alterados de espécies iguais às atuais, mortas por grandes catástrofes, como o dilúvio.

-Alguns cientistas sugeriram que as espécies poderiam sofrer transformações contínuas ao longo do tempo, o que explicaria a existência de diferentes espécies extintas. Denominada transformismo, essa ideia possibilitou o surgimento, no inicio do século XIX, da primeira tentativa mais elaborada de explicar a evolução, formulada por Lamarck.

A EVOLUÇÃO SEGUNDO LAMARCK

Segundo Lamarck, as espécies sofriam modificações ao longo do tempo, o que possibilitava a evolução. Lamarck disse que as mudanças ocorridas no meio trariam a necessidade de adaptação. Para isso, os seres vivos sofreriam alterações, e essas levariam à evolução. A evolução seria causada pela resposta dos organismos às condições ambientais. Mudanças rápidas e radicais do meio provocariam mudanças adaptativas nos organismos, para permitir sua sobrevivência. Para explicar, Lamarck propôs duas leis:

Lei do uso e desuso: um órgão muito usado desenvolve-se, enquanto um órgão sem uso atrofia-se.

Lei da Herança dos Caracteres Adquiridos: um caráter que o individuo adquire durante a vida pode ser transferido aos seus descendentes.

Analisando as informações lamarckistas, observa-se que a lei do uso e desuso pode ser valida para alguns órgãos, como os músculos, mas ela explica apenas mudanças individuais. A lei da herança é totalmente errada, pois uma característica adquirida em vida não pode ser transmitida aos descendentes.

DARWIN E A VIAGEM DO BEAGLE

Em 1831, o inglês Charles Darwin embarcou no navio Beagle para uma viagem de estudos de cinco anos ao redor do mundo. Nessa viagem, realizou observações que mostraram que as espécies não eram fixas nem imutáveis. Para Darwin, a escala mais importante da viagem foi nas Ilhas Galápagos, onde a observação de tentilhões mostrou a existência de uma variabilidade. Na Inglaterra, ele analisou os dados obtidos no Beagle, que permitiram o desenvolvimento de uma teoria evolutiva. Em 1859, Darwin publicou a teoria no livro “A origem das espécies por meio da seleção natura”. Segundo a teoria:

-sobrevivem os mais aptos;

-os organismos podem apresentar variações, modificações casuais que nascem com o individuo, que não são obrigatoriamente adaptativas e podem ser hereditárias;

-existe um mecanismo chamado seleção natural que seleciona as variações, mantendo as favoráveis e eliminando as desvantajosas.

De acordo com a teoria darwinista, a luta pela vida leva à sobrevivência do mais apto. Indivíduos menos adaptados são eliminados, enquanto os mais aptos se reproduzem e originam a maior parte da geração seguinte. Um exemplo é o fenômeno do melanismo industrial: em ambientes escurecidos pela fumaça das indústrias, os insetos escuros predominam sobre os claros, em consequência da seleção. A teoria evolucionista de Darwin é a base de todo estudo biológico moderno, mas ela tem uma falha considerável. Embora tenha mostrado a existência das variações e sua importância para o processo evolutivo, Darwin não conseguiu explicar como essas variações surgiam e como eram transmitidas aos descendentes. Esse fenômeno só seria entendido corretamente com o auxilio da genética. Embora Mendel fosse contemporâneo de Darwin, seus trabalhos permaneceram ignorados até o inicio do século XX, impedindo que a origem das variações fosse compreendida completamente por Darwin.

A associação dos conceitos darwinistas às explicações genéticas originou o neodarwinismo, ou teoria sintética da evolução. O neodarwinismo mostra que as variações são devidas às mutações e à recombinação genética, e que a variabilidade está sujeita à ação da seleção natural.

O processo evolutivo pode ser observado no fenômeno da resistência dos insetos contra o DDT e das bactérias contra os antibióticos. Estudos demonstraram que o inseticida DDT não provocava a resistência. Essa já existia, naturalmente, em alguns indivíduos, que, por acaso, apresentavam uma resistência natural contra a ação do inseticida. O DDT apenas agiu como agente seletor, eliminando os insetos sensíveis à sua ação e permitindo a sobrevivência dos naturalmente resistentes. Outro exemplo da ação seletiva do meio ocorreu entre as bactérias e os antibióticos. Quando a penicilina começou a ser empregada comercialmente, pensava-se que todas as doenças bacterianas estavam sob controle. Mas, com o passar do tempo, registrou-se um fenômeno similar ao dos insetos. O uso extensivo dos antibióticos realizou uma seleção nas bactérias. Aquelas sensíveis ao antibiótico foram eliminadas e as que apresentavam uma resistência natural sobreviveram, formando linhagens resistentes à ação do antibiótico.

PROVAS DA EVOLUÇÃO

Os fósseis são provas documentais do processo evolutivo, pois permitem estabelecer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com