TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pré Natal

Pesquisas Acadêmicas: Pré Natal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  817 Palavras (4 Páginas)  •  584 Visualizações

Página 1 de 4

A gestacao é um fenomeno fisiologico apresentando assim variaçao e anormalidade,pode ocorrer complicaçoes no periodo gestacinal.com tudo devemos ter um olho clinico e bem obeservativo com relação as gestante de alto risco :

O acompanhamento pré-natal é essencial para garantir uma gestação saudável e um parto seguro . Com o

objetivo de melhorar o acesso, a cobertura e a qualidade desse atendimento, o Ministério da Saúde lançou, em 2000, o Programa de Humanização do Pré-Natal e Nascimento (PHPN). Ele incentiva as gestantes a buscarem o Sistema Único de Saúde (SUS) e estabelece que sejam realizadas, no mínimo, seis consultas: uma no primeiro trimestre de gravidez, duas no segundo e três no terceiro, a gestante recebe informações sobre cuidados importantes, como aleitamento materno, alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos. Com relação aos exames, o indicado para uma gravidez sem complicações são os testes de sangue, glicemia, urina, sorologia anti-HIV (que identifica presença do vírus da Aids), sífilis, hepatites B e C, toxoplasmose, rubéola e estreptococo. Durante o pré-natal, o médico também pode indicar a necessidade de a grávida tomar vacinas contra hepatite, gripe e dT (dupla adulto contra difteria e tétano) e realizar exames de sangue para verificar os níveis dos hormônios da tireoide, que regulam o organismo da mãe e o desenvolvimento do feto.

É possível ainda que sejam solicitados outros exames, mais específicos, se a gestação for de alto risco, ou seja, quando a mãe apresenta condições como obesidade, diabetes, problemas cardíacos e histórico de aborto, por exemplo. "Nesses casos, o pré-natal requer maior atenção e a gestante deve ser encaminhada para hospitais ou centros de saúde que possam cuidar melhor da gestação. Mas isso é avaliado e indicado pelo obstetra", complementa Rosiane Mattar, membro da Comissão de Gestação de Alto Risco da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia .

Doenças de risco para gestantes: Diabetes mellitus, Hipertensão arterial crônica, Epilepsia, Infecção pela hepatite B ou C, Infecções pelo HIV, Doença falciforme, Hanseníase, Tuberculose, Dependência de drogas lícitas ou ilícitas,

Baixo risco:

A regulamentação do planejamento familiar no Brasil, por meio da Lei nº 9.263/96, foi uma

conquista importante para mulheres e homens no que diz respeito à afirmação dos direitos A atenção em planejamento familiar contribui para a redução da morbimortalidade materna

e infantil na medida em que:

• diminui o número de gestações não desejadas e de abortamentos provocados;

• diminui o número de cesáreas realizadas para fazer a ligadura tubária;

• diminui o número de ligaduras tubárias por falta de opção e de acesso a outros métodos

anticoncepcionais;

• aumenta o intervalo entre as gestações, contribuindo para diminuir a frequência de bebês

de baixo peso e para que eles sejam adequadamente amamentados;

• possibilita planejar a gravidez em mulheres adolescentes ou com patologias crônicas

descompensadas, tais como: diabetes, cardiopatias, hipertensão, portadoras do HIV, entre outras.

Os exames mais comum no pré-natal de baixo risco são,Rubéola e hepatite B, Toxoplasmose, HIV/AIDS, Sífilis, as demais DST.

Para um conforto materno e fetal a associação Brasileira de obstetrícia relata que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com