TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prêmio Nobel

Ensaio: Prêmio Nobel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  Ensaio  •  220 Palavras (1 Páginas)  •  251 Visualizações

1- Qual foi o trabalho de Marie Curie que lhe deu o o primeiro e o segundo prêmio Nobel?

O primeiro elemento químico radioativo a ser descoberto foi o urânio, pelos cientistas Antoine Henri Becquerel, Marie Curie e Pierre Curie. A descoberta da radioatividade levou-os a ganhar o prêmio Nobel de Física, em 1903.

Marie Curie recebeu seu segundo Prêmio Nobel (de Química) pela descoberta do rádio e do polônio, por isolar o rádio metálico e por estudar seus compostos.

2- Quais são os elementos isolados pelo casal Curie?

Polônio e o Rádio.

3- Sobre o Urânio é possível afirmar que: o Brasil tem a maior reserva de minério de Urânio. Será que todo esse Urânio fica todo no Brasil? O que Acontece como o Urânio quando é extraído? Qual é sua aplicação?

O Brasil possui uma das maiores reservas mundiais de urânio. Esse Urânio fica todo no brasil e pode ser encontrado na Bahia, Ceará, Paraná e Minas Gerais. Após a extração, o urânio é processado e transformado em "yellow cake", um pó amarelo mais fácil de ser transportado. O Urânio é utilizado como combustível em usinas nucleares para geração de energia elétrica.

4- Cite uma aplicação do elemento Radio

O rádio (geralmente na forma de cloreto de rádio) é usado em medicina para produzir o gás radônio, usado para o tratamento do câncer.

5- Cite dois elementos radioativos sintéticos.

Tecnécio e o Promécio.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com