TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUIMICA SIGNIFICADO PALAVRAS

Ensaios: QUIMICA SIGNIFICADO PALAVRAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  3.266 Palavras (14 Páginas)  •  642 Visualizações

Página 1 de 14

Absorção: Ação pela qual um gás ou vapor penetra em uma substância inorgânica.

Água: Substância líquida em condições normais de pressão e temperatura, incolor, inodora, insípida, cujas moléculas são formadas por 1 átomo de oxigênio e 2 de hidrogênio.

Analise: Ação ou efeito de analisar ou analisar-se: análise de um projeto. Exame detalhado de cada seção que compõe um todo, buscando compreender tudo aquilo que o caracteriza: análise da metodologia do projeto.

Bicarbonato: Nome corrente dos hidrogenocarbonatos de fórmula geral MeHCO onde Me representa um metal alcalino.

Bicarbonato de sódio: Sal de sódio de fórmula NaHCO, utilizado no tratamento da acidez gastrica e da acidose; carbonato ácido.

Calorias: e a unidade de energia mais freqüentemente empregada em biologia, sendo definida como a quantidade de energia na forma de calor necessária para aumentar 01 Grau Celsius (de 14,5 a 15,5 graus) a temperatura de 01 grama de água.

Cálcio: O mais comum dos metais do grupo dos alcalinos -terrosos (Ca). Número atômico: 20, massa atômica: 40,08, densidade (a 20ºC) 1,55g/cm³, ponto de fusão 840ºC.

Digestão: Elaboração mecânica e química dos alimentos no estômago e nos intestinos, a qual os transforma em substâncias assimiláveis. A digestão consiste num conjunto de ações mecânicas e de reações químicas que transformam os alimentos por efeito das diástases dos sucos digestivos; a bile liberta, sob forma de emulsão, as substâncias graxas. O resultado da digestão é um líquido, o quilo, que as vilosidades do intestino delgado absorvem; as partes não elaboradas passam ao intestino grosso, onde sofrem fermentação e formam as fezes.

Dióxido de Carbono: É conhecido como gás carbônico, é uma substância química formada por dois átomos de oxigênio e um de carbono. Sua fórmula química é CO2.

Importância: É um gás importante para o reino vegetal, pois é essencial na realização do processo de fotossíntese das plantas (processo pelo qual as plantas transformam a energia solar em energia química).

Problemas causados: Este gás é liberado no processo de respiração (na expiração) dos seres humanos e também na queima dos combustíveis fósseis (gasolina, diesel, querosene, carvão mineral e vegetal). A grande quantidade de dióxido de carbono na atmosfera é prejudicial ao planeta, pois ocasiona o efeito estufa e, por consequência, o aquecimento global.

Uso comercial: Este gás é usado comercialmente em algumas bebidas (carbonatadas) e também em extintores de incêndio. Se inalado, em grande quantidade, pode provocar irritações nas vias aéreas, vômitos, náuseas e até mesmo morte por asfixia (o que ocorre geralmente nos incêndios).

Equilíbrio: Estado de repouso de um corpo solicitado por várias forças que se anulam. Justa combinação de forças, de elementos

Flúor: É um mineral natural de substância simples, primeiro elemento da família dos alogênos.. Elemento químico de simbolo F.

Fluoretada: É um tratamento da água que consiste na adição de pequenas quantidades de flúor.

Fórmula química: Representa o número e o tipo de átomos que constituem uma molécula. Os tipos de fórmulas são: molecular, eletrônica e estrutural plana.

a)Molecular: é a representação mais simples e aponta apenas quantos átomos de cada elemento químico que constitui a molécula.

Exemplos: H2O (água), CO2 (gás carbônico).

b)Eletrônica: essa fórmula indica os elétrons da camada de valência de cada átomo e a formação dos pares eletrônicos, e também os elementos e o número de átomos envolvidos. É conhecida também como fórmula de Lewis.

Exemplo: H• •O• •H (água).

c)Estrutural plana: indica as ligações entre os elementos, cada par de elétrons entre os átomos é representado por um traço. Conhecida também como fórmula estrutural de Couper.

Gás: Substância que ocupa a totalidade do volume de todo o recipiente no qual é encerrada. Substância que se encontra no estado gasoso na temperatura e na pressão normais.

Gasosa: Estado físico da matéria onde há uma grande distância entre as moléculas. O movimento entre elas é desordenado e chegam a se chocar. Tem volume e forma variável.

Grama: Constitue a unidade das medidas de peso no sistema métrico ou decimal, e corresponde ao peso de um centímetro cúbico de água destilada, a uma temperatura de 4º centígrados.

Hidrogênio: O hidrogênio é o elemento químico que na tabela periódica ocupa a primeira casa e é representado pela letra H.

A temperatura e pressão normais, isto é, 0 ºC e 1 atm apresenta-se como um gás e é extremamente inflamável, não tem cor nem odor.

As suas moléculas são constituídas por dois átomos (molécula diatômica) que partilham entre si os seus dois únicos electrões.

É o elemento mais abundante no Universo e um dos mais abundantes na Terra.

Está presente na água e em todos os compostos orgânicos e organismos vivos, podendo reagir quimicamente com muitos outros compostos.

As suas aplicações são diversas, incluindo a produção de amônia, como combustível alternativo e como fonte de energia

H2O: fórmula molecular da água, é encontrado no estado líquido a temperatura ambiente. Na natureza, pode ser encontrada nos estados físicos sólido, líquido e gasoso.

Líquido: A formação de um líquido pode ser devido à fusão de um sólido ou à condensação de um gás. Suas características ficam entre as dos sólidos e as dos gases.

Um líquido se apresenta menos viscoso que um sólido e com viscosidade maior que a de um gás. Também são menos compreensíveis que os gases, nesse caso se assemelham com os sólidos onde é necessária uma elevada pressão para reduzir o volume. No estado líquido as moléculas estão mais afastadas do que no estado sólido e as forças de repulsão são um pouco maiores.

Litro: Unidade de capacidade e volume para líquidos e matérias secas de uso muito comum. A unidade de volume no sistema internacional é o metro cúbico, sendo o litro uma denominação alternativa para o decímetro cúbico.

Magnesianas: Que contém magnésio: sal magnesiano, águas magnesianas.

Magnésio: O Magnésio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com