TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário 4- Tecido Cartilaginoso

Trabalho Universitário: Questionário 4- Tecido Cartilaginoso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2014  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  4.839 Visualizações

Página 1 de 2

1- Porque o tecido cartilaginoso possui metabolismo baixo?

Sem vasos linfáticos e nervos

2- Descreva as células do tecido cartilaginoso.

Há dois tipos de células nas cartilagens: os condroblastos (do grego chondros, cartilagem, e blastos, “célula jovem”), que produzem as fibras colágenas e a matriz, com consistência de borracha. Após a formação da cartilagem, a atividade dos condroblastos diminui e eles sofrem uma pequena retração de volume, quando passam a ser chamados de condrócitos (do grego chondros, cartilagem, e kytos, célula). Cada condrócito fica encerrado no interior de uma lacuna ligeiramente maior do que ele, moldada durante a deposição da matriz intercelular.

3- Em relação aos tipos de cartilagem, caracterize-as quanto: ocorrência, características gerais.

Cartilagem fibrosa – com alta concentração em fibras colágenas, abrangendo quase que a totalidade do espaço intracelular. Esse tipo é normalmente encontrado formando os discos intervertebrais entre as vértebras da coluna, amortecendo os choques mecânicos e conferindo flexibilidade motora ao organismo.

Cartilagem elástica – possui alto teor de fibras elásticas (elastina) em sua matriz, mas também pouca quantidade de colágeno. Esse tipo é encontrado no aparelho auditivo, formando o pavilhão externo da orelha, na laringe e na válvula epiglote.

Cartilagem hialina – forma a grande proporção dos tecidos frouxos do organismo, com quantidade moderada de fibras colágenas, contida, por exemplo, na matriz homogênea encontrada nos discos epifisários, permitindo o crescimento dos ossos. Os principais locais onde a cartilagem hialina é encontrada no organismo adulto são: fossas nasais, traqueia e brônquios, extremidade ventral das costelas e recobrindo a superfície dos ossos longos.

4- O que é pericôndrio, função e origem?

Pericôndrio é uma camada de tecido conjuntivo do tipo denso não-modelado que envolve as cartilagens, exceto das cartilagens articulares das articulações sinoviais. funções mais comuns estão :

Facilitar o fluxo de sangue;

Participar do desenvolvimento dos ossos;

Proteger a cartilagem de trauma ou dano e;

Produzir novas células de cartilagem.

Se tiver ocorrido trauma local, pode produzir mais condrócitos e condroblastos para formarem novas cartilagens. Vasos sanguíneos minúsculos dentro do pericôndrio nutrem a cartilagem.

5- Explique os dois tipos de crescimento do tecido cartilaginoso.

As cartilagens crescem por dois processos: o crescimento intersticial a partir de condrócitos que se dividem mitóticamente; e o crescimento aposicional feito a partir do pericôndrio.

6- Porque a regeneração do tecido cartilaginoso é lenta?

Havendo fratura de uma peça cartilaginosa, células derivadas do pericôndrio invadem a área da fratura e dão origem a tecido cartilaginoso que repara a lesão. Quando a área destruída é extensa, ou mesmo, algumas vezes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com