TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecido Conjuntivo Cartilaginoso

Casos: Tecido Conjuntivo Cartilaginoso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2013  •  1.311 Palavras (6 Páginas)  •  956 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE BANDEIRANTE ANHANGUERA

RADIOLOGIA

BIOLOGIA E HISTOLOGIA

ALEX BARBOSA DE OLIVEIRA RA: 6492302936

BRUNO LUPERCIO DA SILVA RA: 6814015530

LUANNA ERICA MIRANDA DE MORAIS RA: 6451243102

NATALIA CAVALARI ROVERSI RIBEIRO RA: 6433265972

SHISLENE NASCIMENTO DA SILVA RA: 6680385722

THAIS VIANA MIRANDA RA: 6451243120

CÉLULA EUCARIONTE, PROCARIONTE, MEMBRANA PLASMÁTICA E ORGANELAS PLASMÁTICAS.

MITOSE E MEIOSE

PROFº NORTON CLARET LEVY JR

SÃO PAULO 02/04/2013

CÉLULAS EUCARIONTES

As células eucariontes são mais complexas que os procariontes por possuírem membrana nuclear individual e também vários tipos de organelas, pelas quais a maior parte de plantas e animais são dotadas desse tipo de células. É provável que estas células tenham surgido por um processo de aperfeiçoamento contínuo das células procariontes.

É difícil saber ao certo o tanto de tempo que a célula levou para sofrer aperfeiçoamentos na sua estrutura até originar-se o modelo de hoje que se repete na maioria das células, é bem provável que tenha levado milhões de anos.

As células eucariontes se encontram em duas regiões fundamentais, o núcleo e o citoplasma. O núcleo contém grande parte do material genético da célula e o citoplasma é a região intracelular entre a membrana plasmática e o núcleo. Uma célula eucarionte possui verdadeiro núcleo, núcleo definido e protegido pelo envoltório nuclear.

CÉLULA PROCARIONTE

Célula Procarionte é diferente do eucarionte, sua principal característica é a ausência de carioteca individualizando o núcleo celular, por ausência de algumas organelas, pelo pequeno tamanho que se acredita ao fato de não possuírem um anel não associado às proteínas. A célula procarionte tem uma carência de membrana nuclear.

MEMBRANA PLASMÁTICA

Toda a célula, seja procarionte ou eucarionte, apresenta uma membrana que isola o meio exterior do meio interior, uma membrana muito fina, que nem mesmos os microscópios conseguem torná-la visível.

Os componentes mais abundantes na membrana plasmática são fosfolipídios, colesterol e proteínas, por isso dizemos que elas têm uma constituição lipoproteica.

A membrana plasmática possui mecanismos que permitem a entrada e a saída de substâncias.

Dizemos que a membrana plasmática seleciona a passagem destas substâncias e que ela possui desta forma uma permeabilidade seletiva, que é uma camada fosfolipídica da membrana plasmática que funciona como uma barreira fluida (maleável) e permite a passagem de substâncias diretamente através dela.

Outras funções estão atribuídas á membrana plasmática, como conservar a forma das células, auxiliarem no deslocamento e transportação.

ORGANELAS PLASMÁTICAS

O surgimento das células eucariontes provém da hipótese de que uma célula procariótica teria sofrido modificações evolutivas. Com a invaginação de membranas e acúmulo de enzimas em compartimentos individualizados, com diferentes composições químicas e funções químicas, surgiram então, as organelas plasmáticas.

Na célula, o ambiente geral de trabalho é conhecido como citoplasma. Nele ocorrem reações químicas vitais para a célula. Ele é constituído de H2O e outras substâncias como sais, enzimas, aminoácidos, etc. e um conjunto de organóides, que colocam a célula em funcionamento.

As organelas podem ser divididas em:

Retículo endoplasmático rugoso (RER)

O retículo endoplasmático rugoso é uma organela presente exclusivamente nas células eucariontes, participa da produção de proteínas, empacota as mesmas e envia estas proteínas sintetizadas para o Complexo de Golgi. Células glandulares são ricas em RER, como por exemplo, o pâncreas.

Retículo Endoplasmático Liso (REL)

O retículo endoplasmático liso está envolvido com a síntese de lipídeos. Lipídeos estes que constituem a membrana plasmática. Outra função é a inativação de substâncias tóxicas. Células hepáticas são ricas em REL, como por exemplo, o fígado.

Núcleo

O núcleo é o responsável pelo controle de todas as funções celulares. Pode-se dizer que possui duas funções básicas: regular as reações químicas que ocorrem dentro da célula e envolver e proteger o material genético (DNA e RNA).

Ribossomos

Os ribossomos sintetizam proteínas para dentro do retículo endoplasmático rugoso. Eles não são limitados por membranas, portanto, ocorrem tanto em procariontes quanto em eucariontes.

Complexo de Golgi

O Complexo de Golgi recebe as proteínas vindas do retículo endoplasmático rugoso, armazena e faz modificações nas mesmas e depois redireciona estas substâncias para o meio externo ou outras regiões da célula. Também possui a função de produzir os lisossomos e peroxissomos.

Lisossomos

Os lisossomos são originados no Complexo de Golgi. Possui como função a digestão de diversas substâncias orgânicas (digestão intracelular).

Peroxissomos

São produzidos no Complexo de Golgi e possuem como principal função a inativação de substâncias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com