TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecido Cartilaginoso

Ensaios: Tecido Cartilaginoso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2013  •  2.509 Palavras (11 Páginas)  •  843 Visualizações

Página 1 de 11

Tecido Cartilaginoso

- O tecido cartilaginoso é um tecido conjuntivo rígido.

- Tem função de suporte à tecidos moles, revestimento de superfícies articulares(absorve os choques e facilita o deslizamento ósseo nas articulações). Suas funções dependem do principal componente da matriz, pois existem várias combinações diferentes de compostos nela.

A consistência da matriz se deve às ligações eletrostáticas entre as glicosaminoglicanas sulfatadas e o colágeno, e também às moléculas de água presas à aquelas, o que confere turgidez à matriz.

- A cartilagem também é importante no crescimento ósseo(ossos longos), tanto no feto, quanto no adulto.

- Contém bastante material extracelular, que constituem a matriz, e também bastante condrócitos que se encontram em cavidades chamadas Lacunas.

- Não possui vascularização, nem inervação e nem vasos linfáticos. Sendo assim nutrido pelos capilares dopericôndrio(tecido conjuntivo envolvente). As cartilagens que revestem ossos nas articulações móveis não possuem pericôndrio, recebendo assim nutrição apenas no líquido sinovial existente nas cavidades articulares. E por não possuir inervação, não há dor.

- O tecido cartilaginoso se origina do mesênquima do embrião, onde o mesênquima superficial vai formar o pericôndrio.

CLASSIFICAÇÃO

- O T.C. pode ser subdividido em três tipos, dependendo das necessidades funcionais. São elas a Cartilagem Hialina, Cartilagem Fibrosa e Cartilagem Elástica.

Cartilagem Hialina

- É o mais abundante do corpo humano.

- Encontrada principalmente na parede das fossas nasais, traquéia, brônquios, extremidade ventral das costelas e recobrindo as superfícies de articulações com grande mobilidade.

- A fresco tem coloração branco-azulada e translúcida.

- É o primeiro esqueleto do embrião, o qual é posteriormente substituído por esqueleto ósseo.

- Nos ossos longos em crescimento, se encontram entre a diáfise e a epífise, formando o disco hipofisário. Este é o responsável pelo crescimento citado.

MATRIZ

- Formada por bastante fibrilas de colágeno tipo II associadas ao ácido hialurônico, proteoglicanos hidratados e glicoproteínas.

-- Cada proteoglicano tem um cerne proteico, de onde irradiam várias moléculas não ramificadas e curtas de glicosaminoglicanas sulfatadas(condroitina-4-sulfatada, condroitina-6-sulfatada e queratana sulfatada). A combinação desse cerne com um ácido hialurônico forma ao ligar-se com as fibrilas colágenas um acabouço, o qual dá a matriz cartilaginosa a capacidade de rigidez.

- A capacidade de absorção de impacto se deve ao alto conteúdo de água de solvatação de glicosaminoglicanas..

- Outro constituinte importante da matriz é a condronectina(glicoproteína estrutural), a qual possui sítios de ligação para condrócitos, fibrilas colágeno II e glicosaminoglicanas. Dessa forma, podemos concluir que a condronectina participa diretamente da associação do arcabouço macromolecular da matriz com os condrócitos.

- Ao redor dos condrócitos existem zonas estreitas as quais apresentam basofilia, metacromasia e reação PAS muito intensa, e são chamadas mesmo impropiamente de CÁPSULAS.

PERICÔNDRIO

- Todas as cartilagens hialinas, excetuando-se as articulares, são envolvidas por pericôndrio, como já citado na introdução.

- Além da nutrição oferecida à cartilagem, o pericôndrio é também uma fonte de novos condrócitos.

- O pericôndrio consiste em um tecido conjuntivo rico em fibras de colágeno tipo I na superfície e mais rico em células conforme se aproxima da cartilagem.

- As células dele são semelhantes aos fibroblastos, mas na região em contado com a cartilagem, suas células se assemelham aos condroblastos, pois possuem capacidade de realizar mitoses formando assim condrócitos.

CONDRÓCITOS

- Possuem forma alongada na superfície e na região mais profunda são arredondados e aparecem em grupos de até 8 células, formando os chamados grupos isógenos, pois estas são originadas de um único condroblasto.

- São células secretoras de colágeno, principalmente o II, proteoglicanas e glicoproteínas como a condronectina.

- Tem a forma com reentrâncias para aumentar a superfície para as trocas com o meio extracelular, pois estão em uma área de baixo suprimento nutrício.

- A glicose na cartilagem é geralmente degradada anaerobicamente, formando ácido láctico como produto final.

- A difusão é a forma da qual os nutrientes provenientes do pericôndrio vão para os condrócitos, e é a água de solvatação que facilita essa difusão.

- Seu bom funcionamento está ligado intríssecamente à um balanço hormonal adequado.

- A síntese de proteoglicanas é acelerada por tiroxina e testosterona e diminuída pela cortisona, hidrocortisona e estradiol. Já o GH promove a síntese de somatomedina C pelo fígado, esta aumenta a capacidade sintética dos condroblastos e também sua multiplicação, estimulando assim o crescimento das cartilagens.

CRESCIMENTO

- Deve-se à 2 processos: crescimento intersticial, por divisão mitótica dos condrócitos já existentes; e o crescimento aposicional, o qual se faz a partir das células do pericôndrio.

- O crescimento intersticial é menos importante e praticamente só ocorre nas primeiras fases da vida da cartilagem, daí este tipo de crescimento torna-se inviável e a partir daí o cescimento é quase 100% aposicional.

Cartilagem Elástica

- Encontrada no pavilhão auditivo, conduto auditivo externo, tuba auditiva, epiglote e laringe.

- Semelhante à Hialina, só que possui além das fibrilas de colágeno, uma abundante rede de fibras elásticas contínuas com as do pericôndio. A presença da elastina contínua é o que confere a esse tipo de cartilagem uma cor amarelada, quando à fresco.

- Pode estar isolada ou formar peça cartilaginosa junto à Hialina.

- É menos sujeita à degeneração do que a Hialina.

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com