TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questoes De Biologia

Pesquisas Acadêmicas: Questoes De Biologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 2

1) Quais são os principais elementos químicos que formam os seres vivos? O que permite que eles se unam?

Nos seres vivos há cerca de vinte elementos químicos entre os mais de cem que hoje conhecemos. Os mais abundantes são: oxigênio (O), hidrogênio (H), carbono (C), nitrogênio (N), cálcio (Ca), fósforo (P), enxofre (S), magnésio (Mg), cloro (Cl), potássio (K) e sódio (Na), sendo os quatro primeiros majoritários na matéria viva.

2) Quais eram moléculas primordiais?

Elas teriam se originado através de moléculas inorgânicas. A Teoria mais aceita diz que na atmosfera primitiva existiam composatos inorgânicos simplis, como o metano (CH4), a amônia (NH4) e o gás carbônico (CO2). Esses compostos são inorgânicos e praticamente inertes (dificilmente reagem com outras substancias). Acontece que com inúmeras descargas elétircas, variações de temperatura na atmosfera, raios cósmicos (radição solar direta) e a precipitação através das chuvas, esses compostos acabaram reagindo, formando moléculas mais complexas. Essas moléculas mais complexas eram os aminoácidos e carboidratos primitivos, que aglomeraram-se na forma de um complexo chamado coacevato.

3) Quais as caracteristicas de um fosfolipidio?

Ele possui uma cauda e uma cabeça, sendo a cauda hidrofóbica( não se dá bem com água) e a cabeça hidrofílica (se dá bem com a água). Quando essas moléculas estão envoltas em água, a camada hidrofílica fica junto a água, enquanto a camada hidrofóbica fica em contato com OUTRA camada hidrofóbica.

Tais camadas tendem a se unir, e quando separadas, se juntam novamente.

Os fosfolipídios são formados por duas moléculas de ácido graxo, uma contendo fosfato juntas a uma molécula de glicerol.

4) As moléculas hidrofóbicas tendem a se unirem espontaneamente. Essa força é a mesma que mantém a estrutura fluida da membrana plasmatica. Que força é essa?

Força ativa.

5) considerando energia,crescimento e armazenamento de energia. Quais são essas moléculas orgânicas, respectivamente ?

"Glicídios, lipídios, proteínas e ácidos nucleicos."

6) cite 3 caracteristicas dos seres vivos?

* Composição química mais complexa;

* Organização celular, que vai muito além da organização dos átomos e das moléculas constituintes de toda matéria (viva ou bruta);

* Capacidade de nutrição, absorvendo matéria e energia do ambiente para se desenvolver e manter suas funções vitais;

* Reações a estímulos do ambiente;

7) O que você entende por anabolismo e catabolismo? Cite uma via de cada.

Anabolismo é o processo de síntese celular, já catabolismo é o processo de conversão celular, ou seja, "diminuição" dos tecidos. Uma via anabólica é a fermentação, e uma via catabólica é a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com