TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas às questões de biologia

Exam: Respostas às questões de biologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  Exam  •  1.026 Palavras (5 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 5

1) O que é uma célula e quais são os dois tipos básicos? Caracterize cada uma delas.

Célula é a unidade estrutural e funcional fundamental dos organismos vivos, todos os organismos vivos são compostos por células e os tipos básicos de células são: procarióticas e eucarióticas.

Procarióticas: A sua principal característica é a falta de carioteca pelo fato da ausência de algumas organelas e pelo seu pequeno tamanho.

Eucarióticas: Essas células são mais completas que as procarióticas, têm como principal característica a presença de membranas.

2) Quais são as principais biomoléculas que compõem uma célula eucariótica animal e quais são suas funções?

As principais biomoléculas são: água, carboidrato, lipídios proteínas ácidos nucléicos.

Água - É indispensável à vida humana sendo a água o maior constituinte de um organismo, sendo necessária para todos os processos metabólicos.

Carboidrato - são as moléculas mais abundantes na natu¬reza e podem ser considerados a principal fonte de energia celular existem três grupos de carboidratos.

• Monossacarídeos - são os carboidratos mais simples (açú¬cares) formados por blocos construtores contendo basi¬camente um carbono, dois hidrogênios e um oxigênio.

• Dissacarídeos: são moléculas formadas pela união de dois monossacarídeos.

• Polissacarídeos: são moléculas formadas pela união de muitos monossacarídeos (mais de 10) por meio de liga¬ções glicosídicas.

Lipídios - Uma de suas principais funções é a de reserva energética e a estrutural, sendo o principal componente da membrana plasmática. Outra função importante dos lipídios é a manutenção da temperatura corporal em animais homeotérmicos (aves e mamí¬feros).

Proteínas - As proteínas são indispensáveis à vida, sendo necessárias a todas as funções celulares e podem ser es¬truturais ou enzimáticas.

Ácidos Nucleicos - São macromoléculas formadas por uma longa cadeia de nucleotídeos e são de grande importância bioló¬gica, uma vez que estão relacionados com o controle da ativida¬de celular e com o armazenamento das informações genéticas. As duas formas de ácidos nucleicos encontrados nos seres vivos são o DNA (ácido desoxirribonucleico) e o RNA (ácido ribonucleico).

3) Como é composta a membrana plasmática? Quais os tipos de transporte entre a membrana plasmática?

É composta por uma estrutura constituída por dupla camada de lipídios (fosfolipídios) em posição central, na qual estão fixadas moléculas de proteínas e carboidratos, essa organização molecular e chamada de "modelo mosaico fluido".

Os tipos principais de transporte entre a membrana plasmática são: o transporte passivo e o transporte ativo.

• Transporte passivo - É o tipo de transporte em que não há gasto energético a molécula passa do meio de maior concentração para o de menor concentração.

Transporte ativo - É o tipo de transporte no qual há gasto de energia, esse gasto ocorre O gasto energético ocorre porque a molécula deverá ser transportada contra o gradiente de concen¬tração, ou seja, do meio de menor concentração para o de maior concentração.

4) Como a mitocôndria é composta estruturalmente? Qual a sua principal função?

Estruturalmente a mitocôndria é composta por um sistema duplo de membranas, sendo uma membrana externa e uma interna, for¬mando dois compartimentos: a matriz mitocondrial e o espaço in¬termembranoso.

A principal função dessas organelas é a respiração celular.

5) Como é constituído o tecido epitelial? Quais são os tipos de epitélios e as funções de cada um?

É constituído por células justapostas, isto é, intimamente aderidas umas às outras, formando uma camada celular contínua com pouquíssimo material extracelular. Os dois tipos de epitélios são: o epitélio de revesti¬mento e o epitélio glandular.

• Epitélio de revestimento – Tem como função dar proteção do organismo, formando uma barreira contra a entrada de micro-organismos, além de atuar na absorção de nutrientes e na divisão do organismo em compar¬timentos funcionais.

• Epitélio glandular – Esse tecido é formado por um conjunto de células cuja função é a produção e liberação de secreção.

6) Como é constituído o tecido conjuntivo e quais são as suas funções? Como o tecido conjuntivo pode ser classificado?

É constituído pela imensa quantidade de material extracelular (matriz), constituído por uma parte não estrutural, denominada de substância estrutural amorfa (SFA),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com